Durante os meses de outubro e novembro, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia vai promover a 1a Feira de Empreendedorismo Infantil, na rede municipal de ensino, com o tema “Empreendendo sonhos: a feira do futuro”. Ao todo, 30 unidades escolares participarão do evento. O objetivo é despertar e desenvolver comportamentos empreendedores nos alunos por meio da educação financeira.
Segundo a secretária de Educação, Tânia Alberto, a ação também visa promover a adesão das escolas ao programa Aprender Valor, que é uma iniciativa do Banco Central, com intuito de estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de educação financeira e educação para o consumo. (Leia mais abaixo)
“Cada unidade vai realizar sua feira em dias diferentes. A proposta é oferecer um ambiente com situações desafiadoras, enxergar novas oportunidades, explorar soluções para problemas, estimular a imaginação, incentivar o pensamento crítico e a responsabilidade, estimular a valorização e o cuidado com o dinheiro, motivar a autoconfiança e encorajar a autonomia”, explicou a secretária.
A coordenadora de Projetos da Seduct, Neidimar Abreu, afirmou que, para o desenvolvimento da feira, o Departamento Pedagógico sugeriu às unidades que realizem uma pesquisa com os alunos sobre o que é uma feira de empreendedorismo. “Sugerimos, ainda, que elaborem o planejamento da feira com gestores, professores e alunos a partir de um diagnóstico sobre o que os alunos poderiam vender com metas estabelecidas para arrecadação das vendas dos produtos como: um passeio cultural, ajudar alguma ONG, etc”, disse.
Neidimar explicou que cada turma poderá confeccionar um tipo de produto para ser vendido, como, por exemplo, ervas medicinais, produtos da horta escolar, brinquedos reciclados, artesanatos, alimentos que estejam de acordo com uma alimentação saudável, etc.
O trabalho deverá ser de equipe e todos deverão contribuir com alguma atividade que mais se identifica: produção, vendas, compras, controle de produção, marketing de vendas, controle de caixa, entre outros.
“Enfim, a feira deverá dialogar com todas as áreas de conhecimento; divulgar e criar uma programação bem atrativa; criar um espaço de convivência com decoração, caso considerem interessante; e também deverá ser aberta à comunidade. Ao final do projeto, os alunos deverão avaliar a experiência através de um relato”, acrescentou. (Leia mais abaixo)
Com o intuito de desenvolver novas aprendizagens e engajamento de todos para realização desse evento, a Secretaria de Educação realizou um encontro no dia 25 de julho deste ano, no auditório do Cesec, com o economista Sandro Figueredo para falar sobre o tema empreendedorismo.
Relação das escolas participantes