Postado por Fabiano Venancio - O atendimento no setor de pediatria na rede pública em Campos vive seu melhor momento, de acordo com o vereador Doutor Maninho (PP), ao explicar as mudanças no fluxo de atendimento com o encerramento dos serviços nesta área no Hospital dos Plantadores de Cana e o estabelecimento do fluxo em três postos de atendimento. Ele ainda revela que a média de atendimentos na rede pública da cidade é de 350 crianças/dia.
"Desde que encerramos um ciclo de atendimento no Hospital dos Plantadores, ao qual agradecemos pelos relevantes serviços prestados, disseram que iria se instalar o caos e nossas crianças seriam abandonadas. Pelo contrário. Os números provam o contrário", afirmou. (Leia mais abaixo)
Os três postos de atendimento pediátrico ficam na própria Clínica da Criança, em Guarus; no Hospital Ferreira Machado; e no Hospital São José, em Goytacazes.
"Quando a Fundação Municipal de Saúde assumiu os serviços, no dia 31 de maio, havia 28 crianças na fila aguardando transferência para internação clínica. Hoje estamos com a fila zerada e índice zero de óbitos, inclusive na Clínica da Criança, desde quando ela foi inaugurada", disse o vereador. (Leia mais abaixo)
A principal e última novidade foi o atendimento no Ferreira Machado, que concentra os casos de maior complexidade.
"Era um hospital, eminentemente, de emergência vermelha, mas agora também realiza atendimento clínico", acrescenta. (Leia mais abaixo)
Outros dados trazidos pelo vereador e ex-secretário de Saúde estão relacionados ao tempo de espera no atendimento.
"Na Cínica da Criança, por exemplo, a demora no atendimento é de 30 minutos a 1 hora, o que está perfeitamente em consonância com o padrão nacional para uma porta aberta de pediatria", explicou ainda. (Leia mais abaixo)
Ainda segundo o vereador, a média de atendimento nos três unidades é de 350 crianças por dia, sendo 200 na Clínica da Criança; 100 no Hospital São José e 50 no Ferreira Machado.
"São números louváveis que impressionam e demostram bem o acerto da mudança que fizemos, além de reforçar o bom momento que atravessa o atendimento do setor pediátrico em Campos. Nosso reconhecimento a todos os profissionais de saúde pela dedicação e coragem ao assumirem este desafio, visto que a demanda é grande e eles atendem a todos com muita dedicação", finalizou. (Leia mais abaixo)