Documentário do escritor José Cândido de Carvalho
terça-feira, 20 de maio de 2014 - Foto: arquivo
BIENAL - A média-metragem irá trazer ao público, através de imagens e depoimentos de pessoas que o conheceram e também aos apreciadores da sua obra
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima lança nesta na tarde desta quarta-feira (21) às 17h, o documentário sobre a vida e obra do escritor “O Mundo estrambótico de José Cândido de Carvalho”. A média-metragem irá trazer ao público, através de imagens e depoimentos de pessoas que o conheceram e também aos apreciadores da obra do autor do “O coronel e o Lobisomem”. O filme dirigido pelo produtor Ajax Camacho pretende também fazer uma reflexão sobre a influência de sua obra na cultura e literatura brasileira, observando as características próprias do autor. O lançamento que acontecerá no Café Literário faz parte da 8ª Bienal do Livro – Leitura que muda o mundo, que este ano homenageia o escritor José Cândido de Carvalho.
Segundo a presidente da FCJOL, Patrícia Cordeiro, o pano de fundo do documentário foi a baixada campista, onde os moradores e estudiosos puderam contar um pouco mais da trajetória do artista. “Tudo isso mostra o quanto o poder público está comprometido não só com o patrimônio material da cidade, mas também o imaterial, já que este legado é imprescindível para a formação do cidadão”.
Em seguida, será lançada uma coletânea de textos intitulado “Narrativas e Apreciações - uma homenagem ao escritor José Cândido de Carvalho”, onde jornalistas, atores, historiadores, estudiosos, professores e amantes do autor discorrem sobre sua vida e obra. No Café Literário, às 20h, a escritora Cláudia Nina, autora do livro “ABC de José Cândido de Carvalho”, acompanhada dos professores Orávio de Campos e Domício Proença discutem a linguagem comum à literatura do homenageado da Bienal, que residiu na Baixada Campista.