Dia Nacional da Saúde: Campos se destaca e avança em melhorias

Fim das filas nos corredores do HFM, Mutirões de Saúde e reforma do HGG são alguns dos resultados do governo Wladimir Garotinho




05/08/2022, 10h19, Foto: César Ferreira/SupCom.


Nesta sexta-feira (05) comemora-se o Dia Nacional da Saúde, data escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz. Em Campos, o governo Wladimir Garotinho, desde o início da gestão, vem investindo em uma saúde de qualidade para todos os munícipes. Como preconiza o prefeito, a saúde é prioridade em seu governo e os avanços vão continuar. Entre as ações já realizadas em prol da população estão: a reestruturação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de toda a rede de urgência e emergência, o que permitiu, entre outros benefícios, o esvaziamento dos corredores do Hospital Ferreira Machado (HFM) e Hospital Geral de Guarus (HGG). (leia mais abaixo)


Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura vem trabalhando para prestar um atendimento humanizado, fortalecendo a saúde na ponta. Com isso, os investimentos para a melhoria da assistência não param. Além das UBSs reabertas e reinauguradas, o governo está reformando e ampliando o HGG, entregando ambulâncias novas e ampliando o número de leitos hospitalares. Foi implantado ainda o Centro de Atendimento Especializado de Queimaduras (CAEQ) no HFM; inaugurada a Clínica da Criança e o Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Plantadores de Cana (HPC) e reaberto o Centro da Dengue e aberto o Pós-Covid Dr. Jayme Tinoco Netto, além dos serviços do Departamento de Odontologia e dos Mutirões da Saúde, que vem zerando as filas de anos de espera por procedimentos médicos e cirúrgicos. (leia mais abaixo)


“É muito bom ver Campos se projetando de novo como referência em saúde e as pessoas voltando a confiar que vai dar certo. A cidade precisa de muita coisa ainda. Estava quase tudo destruído, mas ninguém pode negar o quanto estamos trabalhando para melhorar a assistência à saúde da nossa população. E o trabalho é a melhor resposta que podemos dar. As pessoas já notam como a cidade já mudou e melhorou desde que assumimos o governo”, enfatizou o prefeito Wladimir. (leia mais abaixo)


Dando sequência à estratégia de garantia da assistência à população está a Rede Campos de Saúde Pública, que é um novo modelo de interação com os hospitais contratualizados, onde o município complementa a verba que é repassada pelo Governo Federal. São eles: Santa Casa de Misericórdia, Hospital Beneficência Portuguesa, HPC, Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), HFM e HGG. (leia mais abaixo)


“Quando você oferta serviços de qualidade, a população acredita e vai em busca deles. E é isso o que a gente está fazendo. A determinação do prefeito é priorizar o ser humano e gente tem avançado muito no sentido de melhorar a saúde da população, em todos os níveis”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano. (leia mais abaixo)


ATENÇÃO BÁSICA - A atual gestão também não poupou esforços para a regularização de toda a Atenção Básica, que encontrava-se com deficit estrutural e de cadastramento, tanto no número de equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS), quanto de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Tanto empenho resultou em um aumento de 300% na captação de recursos federais, que o governo anterior deixou de arrecadar por falta de planejamento. (leia mais abaixo)


Como resultado do planejamento estratégico, o município chegou ao ano de 2022 com 41 unidades de saúde em funcionamento, saindo das 28 iniciais encontradas abertas pela atual gestão. (leia mais abaixo)


“A atuação da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção a Saúde (Subpav) se concentra em evitar que as pessoas desenvolvam doenças potencialmente graves. Atuamos na prevenção de doenças crônicas e infecciosas e nosso objetivo é diminuir o número de casos e, com isso, suas complicações e óbitos. Desenvolvemos essas ações através das imunizações e do atendimento aos pacientes com diagnóstico precoce de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, hipo e hipertireoidismo, dislipidemias, dentre outras”, informou o subsecretário da Subpav, médico infectologista Rodrigo Carneiro, acrescentando ainda:


“Estamos remontando e readequando todo serviço de Atenção Básica do município, com reabertura de UBSs, onde iremos desempenhar na ponta a prevenção, tanto através do tratamento de doenças crônicas, como o reforço da imunização. Além disso, fizemos a adesão à novas políticas públicas de saúde, por exemplo, Consultório na Rua e o PNAISP (Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional)”. (leia mais abaixo)


MUTIRÕES DA SAÚDE - Na primeira etapa, o Mutirão da Saúde superou a meta proposta de era a de ofertar 40 mil procedimentos em 100 dias, entre exames especializados e cirurgias pelo SUS, alcançando 44.866 mil atendimentos. Os números são referentes aos meses de novembro de 2021, quando o Mutirão foi lançado oficialmente, dezembro, janeiro e fevereiro. (leia mais abaixo)


Na segunda etapa, a Prefeitura conseguiu zerar a fila de espera para exames de ressonância magnética e tomografia. Todas as 6 mil vagas disponibilizadas para a realização dos exames de alta complexidade foram preenchidas. Esta ação teve início no dia 29 de março e terminou em 20 de maio. (leia mais abaixo)


TERCEIRA ETAPA - Enquanto pacientes de vários municípios do país sofrem na fila de espera por uma cirurgia ortopédica, Campos avançou por meio da terceira etapa do Mutirão da Saúde, lançado oficialmente no dia 2 de junho.  Foram disponibilizados 14.875 procedimentos para toda a Região Norte Fluminense e o valor investido pela Prefeitura foi de R$ 7.204.264,48.


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /mnt/volume_sfo3_02/www/campos24horas/www/noticia/index.php on line 1339