Dia Mundial de Conscientização do Autismo lembrado na Cidade da Criança

A primeira-dama Tassiana Oliveira participou da ação no espaço, onde, de forma lúdica, crianças típicas e atípicas se divertiram nesta terça-feira




02/04/2024, 17h15, Foto: César Ferreira/Ascom.


O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi comemorado de forma lúdica e divertida nesta terça-feira (2) na Cidade da Criança Zilda Arns. Durante toda a manhã, crianças típicas e atípicas puderam participar de brincadeiras como pintura, quebra-cabeça e desenhos. Já os adultos puderam conhecer melhor o trabalho desenvolvido em instituições como Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe), Associação de Pais e Pessoas Especiais (Apape) e Associação de Pais, Amigos dos Excepcionais (Apae). A primeira-dama Tassiana Oliveira participou da ação, no espaço que integra serviços das Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e Saúde. O evento também contou com a presença do secretário de Educação, Marcelo Feres. (Leia mais abaixo)


“É uma data importante, assim como esse espaço que, ao integrar áreas com diferentes tipos de atenção, promove, ao mesmo tempo, mais saúde e inclusão de crianças típicas e atípicas do nosso município. O governo Wladimir, desde o início, trabalha para que a inclusão seja a regra e não a exceção e estamos felizes que ver ações como essa acontecendo, reunindo mais de 500 crianças e seus responsáveis, que estão tendo a assistência de que necessitam e a atenção que merecem”, comentou Tassiana, que brincou, cantou e dançou com as crianças. (Leia mais abaixo)


O secretário de Educação também enfatizou a integração entre a Seduct e a Secretaria de Saúde e falou que esse é um dia muito especial, de conscientização. “A Cidade da Criança foi criada com esse propósito, de ajudar na conscientização e valorizar os pais e responsáveis de crianças típicas e atípicas, ajudando no processo de ensino-aprendizagem, socialização e integração, um espaço inclusivo e de diversidade. A gente pode observar como as crianças e as famílias estão satisfeitas. Esse é o modelo que a gente acredita para a nossa cidade, partindo aqui do exemplo da Cidade da Criança, para que todo o nosso município possa de fato se tornar presente na vida de todos”, disse Marcelo.(Leia mais abaixo)


Diretora de Auditoria Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde, Bruna Araújo contou que o evento teve o objetivo de, num ambiente de brincadeira e descontração, fazer com que a população pudesse conhecer o trabalho desenvolvido e ainda discutir e falar sobre políticas públicas voltadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).(Leia mais abaixo)


Ela citou ainda o projeto Neuroação, lançado semana passada pelo prefeito Wladimir Garotinho.(Leia mais abaixo)


"O município está hoje com o Neuroação, que é um processo de inclusão e tratamento dessas crianças com várias secretarias unidas como Educação, Assistência Social, Esporte, para uma avaliação integral. Queremos também incentivar o Censo de Transtorno do Neurodesenvolvimento e auxiliar os pais que ainda não fizeram o cadastramento. Nessa primeira fase, de 22 a 29, vamos fazer um mutirão buscando atendimento com diagnóstico e também incentivar que façam a carteirinha que dá direito a estacionamento gratuito, transporte, prioridade em filas e atendimentos. A Cidade da Criança vai fazer esse atendimento de segunda à sexta-feira e concentrar os serviços ligados ao Neuroação para facilitar o acesso dos pais", explica Bruna. (Leia mais abaixo)


ATENÇÃO TOTAL 

Além da confecção da carteirinha, a Cidade da Criança vai contar ainda com uma equipe multidisciplinar, terapias, curso de capacitação dos pais e responsáveis, atividades coletivas como musicoterapia, elaboração de laudos, sendo referência de atendimento médico e especializado. Também será realizado o monitoramento da criança na rede. Todos esses serviços estão sendo estruturados.