Devido ao calor intenso, Quissamã reduz tempo de aulas nas 16 unidades de ensino até sexta

A decisão segue uma tendência adotada por outros municípios do Estado do Rio de Janeiro que também enfrentam condições climáticas adversas




17/02/2025, 13h28, Foto: Divulgação.


Diante da previsão de temperaturas extremas nos próximos dias, que podem chegar a 38ºC com sensação térmica de 42ºC, a Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria municipal de Educação (Semed), decidiu reduzir o tempo de aula nas escolas e creches da rede municipal. A medida será válida entre os dias 18 (terça-feira) e 21 de fevereiro (sexta) e tem como objetivo garantir o bem-estar dos estudantes e profissionais da educação. (leia mais abaixo)


A decisão segue uma tendência adotada por outros municípios do Estado do Rio de Janeiro que também enfrentam condições climáticas adversas. A merenda será oferecida normalmente. Com a alteração, os novos horários serão: (leia mais abaixo)

Turno da manhã: das 7h30 às 10h

Turno da tarde: das 12h30 às 15h

Turno da noite: 18 às 21h

Escolas de tempo integral e creches: das 7h30 às 11h30

CAEEQ e EAP não haverá atendimento nesta semana

Atividades físicas e atividades em áreas externas – suspensas nesta semana (leia mais abaixo)


O prefeito de Quissamã, Marcelo Batista, reforçou que a medida visa proteger a comunidade escolar. “Estamos passando por um período de calor intenso e é nossa responsabilidade garantir que nossos alunos e profissionais da educação tenham condições adequadas para estudar e trabalhar. Essa é uma ação preventiva para minimizar os impactos das altas temperaturas”, disse (leia mais abaixo)


A maior parte das 16 unidades escolares está climatizada, porém o calor intenso já afeta a vazão dos aparelhos. As unidades ainda não climatizadas estão em obras e outras aguardam a instalação do relógio pela concessionária de energia elétrica. (leia mais abaixo)


“O calor excessivo pode afetar o rendimento dos alunos e trazer desconforto. Por isso, estamos adotando essa medida temporária enquanto seguimos trabalhando na ampliação da climatização nas nossas escolas. Nosso compromisso é com a qualidade do ensino e o bem-estar de todos”, ressaltou a secretária de Educação, Helena Lima. (leia mais abaixo)


A Semed orienta que os alunos levem para a escola garrafinha para beber água e usem roupas leves. A Prefeitura segue monitorando as condições climáticas e estuda outras ações para minimizar os impactos das altas temperaturas na rotina escolar. Alunos, pais e responsáveis serão informados sobre eventuais novas decisões no grupo da escola. (leia mais abaixo)


Orientações adicionais:

Roupas adequadas

Para o conforto de todos, deverá ser incentivado o uso de roupas leves por parte dos profissionais de educação, desde que não descaracterize o ambiente profissional. (leia mais abaixo)


Transporte escolar

O transporte escolar continuará a ser oferecido com horários adaptados para atender a excepcionalidade do período. (leia mais abaixo)


Alimentação escolar

A alimentação escolar deverá ser garantida a todos os estudantes. (leia mais abaixo)


Reforçamos que as medidas adotadas têm como principal objetivo garantir a continuidade do aprendizado com segurança e preservando a saúde de todos.