Deputado federal Dimas Gadelha: “Meu compromisso é estar presente onde a população precisa"

Em entrevista ao Campos 24H, parlamentar fala sobre sua atuação e ações voltadas à áreas vitais para a população de Campos e região


  • 28/09/2026, 14h47, Foto: Divulgação.

Campos 24 Horas - O deputado federal e candidato à reeleição, Dimas Gadelha (PT), falou ao Campos 24 Horas a respeito da sua atuação na Câmara Federal e como vê Campos e as cidades do Norte Fluminense dentro do contexto social e econômico do Estado. O parlamentar ainda faltou sobre temas que estiveram em evidência no noticiário recente, como o fim da escala de trabalho 6x1 e a proibição das bets, além de citar o apoio que recebe de lideranças tanto de Campos quanto de São João da Barra, com diálogo permanente com essas pessoas de trajetória política na região. Veja a entrevista abaixo:

Campos 24 Horas: Como o senhor avalia sua atuação no Norte Fluminense? Dimas Gadelha: Tenho buscado manter uma atuação próxima dos municípios, ouvindo as demandas da população e dialogando com lideranças locais. Campos e toda a região Norte têm papel importante no meu trabalho parlamentar, e estamos ampliando cada vez mais esse diálogo e essa presença regional.

(Leia mais abaixo)

Campos 24 Horas: Campos dos Goytacazes tem recebido atenção do seu mandato? Dimas Gadelha: Sim. Campos é uma cidade estratégica para o desenvolvimento regional. Temos mantido diálogo permanente com diferentes setores e acompanhado de perto diversas demandas, ações e projetos sociais, não apenas em Campos, mas em toda a região Norte e Noroeste do Estado. Estamos ampliando nossa presença e fortalecendo o diálogo com lideranças de diferentes municípios, sempre com o objetivo de conhecer de perto as necessidades da população e contribuir, dentro das atribuições do mandato, para o desenvolvimento regional e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Campos 24 Horas: Esse diálogo também envolve lideranças com trajetória política em Campos?

Dimas Gadelha: Sim. Temos mantido diálogo com diferentes lideranças que conhecem a realidade do município e da região. Em Campos dos Goytacazes, estão entre essas lideranças Enock Amaral, empresário, ex-vereador e ex-candidato a deputado federal; Victor Montalvão, ex-candidato a vereador; e Fabrício Lírio, advogado e empresário, ex-candidato a deputado federal e candidato à Prefeitura de Campos. São pessoas com diferentes trajetórias e experiências, e o diálogo com a sociedade e com as lideranças locais é importante para compreender as demandas do município.

Campos 24 Horas: O senhor também tem ampliado o diálogo com São João da Barra

Dimas Gadelha: Sim. São João da Barra é um município muito importante para o desenvolvimento do Norte Fluminense. Temos buscado manter diálogo com lideranças locais e acompanhar as demandas do município. Entre essas lideranças estão Soninha Pereira, presidente da Câmara Municipal, e Alex Firme, ex-vereador e ex-presidente da Câmara. O diálogo institucional com as lideranças municipais é importante para conhecer as necessidades e potencialidades de cada localidade.

(Leia mais abaixo)

Campos 24 Horas: Quais áreas têm recebido atenção especial do seu mandato?

Dimas Gadelha: Saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento econômico, esporte e políticas sociais estão entre os temas que acompanhamos permanentemente. Temos procurado apoiar e acompanhar projetos que possam produzir resultados para a população, sempre respeitando as competências do mandato parlamentar.

Campos 24 Horas: O senhor participou das discussões sobre o fim da escala 6x1. Qual a importância desse debate para os trabalhadores?

Dimas Gadelha: É um debate que envolve diretamente as condições de trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores. Eu sou coautor do projeto e participei ativamente das discussões na Câmara sobre a proposta e considero importante que o Congresso ouça trabalhadores, empregadores e especialistas para que o tema seja debatido com responsabilidade. O objetivo é buscar avanços nas relações de trabalho, considerando também os diferentes setores da economia.

Campos 24 Horas: Outro tema que ganhou destaque foi a decisão do presidente Lula de proibir as bets. Como o senhor avalia essa medida?

(Leia mais abaixo)

Dimas Gadelha: A decisão do governo federal coloca em discussão uma questão que afeta muitas famílias brasileiras. A medida anunciada em 25 de setembro prevê a proibição da oferta, intermediação e publicidade das apostas de quota fixa. É um tema que precisa ser acompanhado com atenção pelo Congresso, especialmente pelos seus impactos sociais, econômicos e que mexe com a vida das pessoas, a gente vê muita gente endividada, que perde a vida por conta de vícios em jogos, inclusive eu em tenho um projeto de lei sobre esse vício que é a LUDOPATIA.

Campos 24 Horas: Qual a importância de estar presente nos municípios?

Dimas Gadelha: A presença permite conhecer a realidade de cada cidade. O mandato parlamentar não pode ficar restrito a Brasília. É fundamental ouvir quem está nos municípios, entender os problemas e buscar os caminhos institucionais possíveis para contribuir com as soluções. Meu compromisso é estar presente onde a população precisa.

Campos 24 Horas: No formato atual da nominata da Federação, o senhor acredita que o partido fará quantos deputados federais?

Dimas Gadelha: Estamos com uma nominata bastante competitiva, com bons nomes e diferentes lideranças representando várias regiões do Estado. Existe uma expectativa de que a Federação possa conquistar entre 8 e 10 cadeiras, o que representaria o fortalecimento da nossa bancada na Câmara dos Deputados. A definição das vagas, naturalmente, depende do resultado das urnas e do sistema proporcional.

(Leia mais abaixo)

Campos 24 Horas: Que mensagem o senhor deixa para a população de Campos e de toda a região?

Dimas Gadelha: Quero reafirmar que continuarei trabalhando e mantendo o diálogo com Campos, com o Norte Fluminense e também com o Noroeste. Nosso compromisso é acompanhar as demandas dos municípios, prestar contas do trabalho realizado e buscar, dentro das atribuições do mandato, contribuir para o desenvolvimento regional e para a melhoria da qualidade de vida da população.



fique bem informado