Enxame de abelhas na frente de igreja de Campos

Desta vez a ação foi realizada em um abrigo de passageiros na Avenida Newton Guaraná, em frente a uma igreja




05/11/2024, 11h24, Foto: Divulgação.


Mais um enxame de abelhas foi removido pela equipe da Secretaria Municipal de Defesa Civil. Desta vez a ação foi realizada em um abrigo de passageiros na Avenida Newton Guaraná, na Penha, em frente a uma igreja. O órgão reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população, reiterando a importância de se respeitar e cuidar da fauna urbana.(leia mais abaixo)


A remoção aconteceu na tarde de sexta-feira (1º). Ao ser acionada, a equipe chegou ao local rapidamente, munida de equipamentos adequados para garantir a segurança tanto dos insetos quanto dos transeuntes.(leia mais abaixo)


O enxame foi transferido para um apiário, onde as abelhas poderão continuar sua atividade em um ambiente seguro e adequado. A Defesa Civil lembrou que, em casos semelhantes, a população deve sempre buscar ajuda profissional e não tentar lidar com os insetos por conta própria.(leia mais abaixo)


Confira algumas orientações da Defesa Civil:(leia mais abaixo)



  1. Evite aproximação: Não se aproxime do enxame, pois o movimento e barulho podem agitar as abelhas;

  2. Não tente remover por conta própria: É perigoso tentar lidar com abelhas sem o treinamento e equipamentos necessários. Sempre acione o Corpo de Bombeiros e/ou Defesa Civil;

  3. Alerte outras pessoas: Informe quem estiver por perto sobre a presença das abelhas para evitar aproximações acidentais, especialmente crianças e animais;

  4. Não use produtos químicos: O uso de inseticidas pode ser prejudicial e aumentar o risco de ataques. Esses produtos são perigosos tanto para as abelhas quanto para as pessoas ao redor.(leia mais abaixo)


Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 ou (22) 98175-2512.