Defesa Civil e Águas do Paraíba: parceria para manutenção de 17 cisternas

Foram priorizadas 7 cisternas: Rua Rocha Leão, Campo do Grêmio, Rua Edmundo Chagas, Waltamar Fernandes Pimentel, Av. NS do Carmo, Rua Soldado Salvador Rosa, Rua Alberto Gonçalves


  • 26/02/2021, 11h28, Foto: Divulgação.

O secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto, e o superintendente da Concessionária Águas do Paraíba, Juscélio Azevedo de Souza, formalizaram a ampliação da parceria firmada entre o poder público e a iniciativa privada. A partir de agora, a concessionária irá apoiar a Prefeitura de Campos na realização da manutenção das 17 cisternas instaladas em diferentes pontos do município, responsáveis por drenar água da chuva. A garantia do pleno funcionamento dos equipamentos evitará que se formem pontos de alagamento e solucionará permanentemente problemas pontuais e recorrentes em períodos chuvosos.

Para dar início aos trabalhos, foram priorizadas sete cisternas, nos seguintes locais: Rua Rocha Leão (Centro), Campo do Grêmio (Custodópolis), Rua Edmundo Chagas (Centro), Waltamar Fernandes Pimentel (Jardim Carioca), Avenida Nossa Senhora do Carmo (Parque Aurora), Rua Soldado Salvador Rosa (Santa Rosa), Rua Alberto Gonçalves (Santa Helena). A primeira reunião de planejamento entre as equipes aconteceu nesta quinta-feira (25), na sede da Águas do Paraíba. (Leia mais abaixo)

Além do apoio operacional, a concessionária também fará investimentos na aquisição de novas bombas que serão instaladas nas cisternas de águas pluviais. A tecnologia utilizada no monitoramento destes equipamentos seguirá o modelo que a concessionária utiliza para monitorar as elevatórias de água e esgoto. O funcionamento de cada uma das 17 cisternas será monitorado em tempo real, na Central de Operações da concessionária, através de painéis automatizados.

“A situação atual dessas cisternas é crítica. Se elas estivessem funcionando a contento, o impacto das fortes chuvas dos últimos dias seria muito menor. Essa é a função desses equipamentos: drenar um grande volume de chuva, de forma rápida. A parceria com a concessionária para incialmente realizar os reparos necessários e, na continuidade, para fazer a manutenção preventiva, chega para darmos as respostas que a população merece. Deixo aqui o meu agradecimento à concessionária Águas do Paraíba pela sensibilidade e disponibilidade. Somos parceiros nesta empreitada”, frisou Pascoutto.

Já o superintendente da concessionária se colocou à disposição do governo municipal. “Estamos firmando esta parceria em atenção a um governo novo, que está chegando com todo gás, mas sem recursos. Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para contribuir. Quero garantir o funcionamento das cisternas e monitorá-las daqui, como fazemos com nossas 230 elevatórias”, disse Juscélio.

Ele ainda pontuou que, quando os reparos forem concluídos e o serviço entregue, a população precisará contribuir. “Fizemos um levantamento e vimos que há muitos equipamentos depredados. Vamos refazer o que for necessário. E também faremos junto com a Defesa Civil um trabalho de conscientização com os moradores de todos esses bairros para que compreendam a importância das cisternas para a melhoria da qualidade de vida da população e que cuidem do patrimônio”, destacou o superintendente.



fique bem informado