Datafolha: 47% isentam Bolsonaro de culpa por 100 mil mortes no Brasil

Pesquisa foi realizada em 11 e 12 de agosto


  • 15/08/2020, 11h46, Foto: Divulgação.

Pesquisa Datafolha publicada no final da noite desta sexta-feira (14) no site do jornal “Folha de S.Paulo” aponta os seguintes percentuais sobre a responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro pelas 100 mil mortes pelo novo coronavírus, marca alcançada dia 8 de agosto.

Não tem culpa: 47% Principal culpado: 11% Um dos culpados, mas não o principal: 41% Não sabe: 2% (Leia mais abaixo)

A pesquisa Datafolha foi realizada em 11 e 12 de agosto, com 2.065 brasileiros adultos que possuem telefone celular em todas as regiões e estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O instituto também perguntou ao entrevistado se Bolsonaro é responsável pelo avanço do coronavírus no Brasil.

O resultado: Não é responsável: 49% (45% em pesquisa nos dias 25 e 26 de maio) Muito responsável: 33% (33% em pesquisa nos dias 25 e 26 de maio) Um pouco responsável: 16% (20% em pesquisa nos dias 25 e 26 de maio) Não sabe: 2% (3% em pesquisa nos dias 25 e 26 de maio)

Brasil fez o necessário? O entrevistado respondeu ao instituto se o Brasil fez o necessário para evitar as mais de 100 mil mortes por coronavírus.

Não fez o necessário: 49% (54% em pesquisa realizada nos dias 23 e 24 de junho) Fez o necessário: 24% (23% em pesquisa realizada nos dias 23 e 24 de junho) Nada que o país fizesse evitaria esse nº de mortes: 22% (19% em pesquisa realizada nos dias 23 e 24 de junho) Não sabe: 6% (5% em pesquisa realizada nos dias 23 e 24 de junho) (Leia mais abaixo)

Governadores O Datafolha ainda perguntou se o governador do estado do entrevistado é responsável pelo avanço do coronavírus no Brasil e apurou os seguintes percentuais: Não é responsável: 55% (58% em pesquisa realidas nos dias 25 e 26 de maio) Muito responsável: 24% (19% em pesquisa realidas nos dias 25 e 26 de maio) Um pouco responsável: 18% (20% em pesquisa realidas nos dias 25 e 26 de maio) Não sabe: 3% % (3% em pesquisa realidas nos dias 25 e 26 de maio)

Nome do ministro interino

Por último, o Datafolha perguntou se o entrevistado saberia dizer o nome do ministro interino da Saúde.

Não sabe: 88% Sabe: 10% Outro nome: 2%

O ministério é comandado interinamente pelo general Eduardo Pazzuelo. (Leia mais abaixo)

Fonte: G1  



fique bem informado