Crianças e adolescentes de 10 a 13 anos devem receber a vacina contra dengue

A vacinação continua sendo feita Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Pré-Hospitalares (UPHs)


  • 20/06/2025, 11h54, Foto: Divulgação.

Em nova ampliação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará aplicando a vacina contra a dengue para novas faixas etárias. Com isso, a partir de segunda-feira (23), crianças e adolescentes de 10 a 13 anos poderão se proteger contra a doença no município. A vacinação continua sendo feita no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), conforme especificado ao final do texto.  

A vacina Qdenga protege contra os quatro sorotipos da dengue: Denv1, Denv2, Denv3 e Denv4. O município iniciou a vacinação no dia 9 deste mês, optando por uma estratégia escalonada, ou seja, ampliando a faixa etária a cada semana. Até dia 17 foram aplicadas 376 doses do imunizante.   (Leia mais abaixo)

“Estamos aumentando a faixa etária progressivamente a cada semana, após avaliação da adesão e das doses disponíveis em estoque”, explica a coordenadora de Imunização da SMS, Amanda Carvalho.  

Para se imunizar, é preciso comparecer à unidade mais próxima com documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS e caderneta de vacina. O imunizante é aplicado em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. (Leia mais abaixo)

  A vacinação contra a dengue é uma ferramenta importante, pois ela tem 80,2% de eficácia para qualquer caso de dengue sorologicamente confirmada. E 90% para hospitalização por dengue.

  ATENÇÃO   Quem está com diagnóstico positivo ou teve dengue recentemente deve aguardar seis meses para tomar a vacina e quem está com sintomas da doença também não deve tomar o imunizante. (Leia mais abaixo)

  “Já quem tiver dengue após iniciar o esquema vacinal, que é de 90 dias entre as doses, deve esperar 30 dias a contar do início dos sintomas, para receber a segunda dose”, explica o assessor técnico de Imunizações, Leonardo Cordeiro.

  Outra orientação é que a vacina é contraindicada para pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo terapias imunossupressoras.   (Leia mais abaixo)

ONDE SE VACINAR?   LOCAL DE VACINAÇÃO DE SEGUNDA A SEXTA (8h30 às 18h)   Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE)   LOCAIS DE VACINAÇÃO DE SEGUNDA A SEXTA (8h às 16h)   Centro de Saúde de Guarus Clínica da Criança Policlínica Tapera UBS Baleeira UBSF Aldeia UBSF Carvão UBSF Conselheiro Josino UBSF Custodópolis UBSF Dores de Macabu UBSF Eldorado UBSF Félix Miranda UBSF IPS UBSF Jamil Ábido UBSF Lagamar UBSF Lagoa de Cima UBSF Morro do Coco UBSF Palmares UBSF Parque Imperial UBSF Patronato São José UBSF Penha UBSF Poço Gordo UBSF Ponta da Lama UBSF Quilombo UBSF Rio Branco UBSF Santa Cruz UBSF Santa Maria UBSF Santo Amaro UBSF Saturnino Braga UBSF Sentinela do Imbé UBSF Tocos UBSF Três vendas UBSF Turfe Clube UBSF Venda Nova UBSF Vila Nova UPH Travessão UPH Ururaí



fique bem informado