COVID-19: Palavras de ordem de Rafael Diniz são prevenção e conscientização

Prefeito Rafael Diniz concedeu entrevista exclusiva ao Campos 24 Horas


  • 22/03/2020, 00h25 Foto: Campos 24 Horas.

(Veja vídeo ao final da matéria) - Informação, conscientização e prevenção. Essas são as palavras de ordem do prefeito Rafael Diniz neste momento de crise, onde todo o país luta para combater a propagação do vírus COVID-19, o coronavírus. Em entrevista exclusiva ao Campos 24 Horas, o prefeito fez um balanço das ações que estão sendo praticadas no município, desde à criação do seu gabinete de crise onde várias secretarias estão reunidas com a mesma finalidade, até o decreto emergencial de saúde com várias determinações.

- Infelizmente vivemos um momento de fake news e temos que combater isso com informação correta. Esse não é um momento político, de ataques pessoais, mas uma pandemia. Diante disso tudo montamos nosso gabinete de crise com ações na saúde, relotação de profissionais para atender à população, aquisição de novos equipamentos de proteção individual, inclusive, já com falta de material no Brasil todo, até na rede particular, devido à grande demanda – afirma Rafael Diniz. (Leia mais abaixo)

Segundo o prefeito, esta semana chegaram nove mil máscaras de proteção, além de álcool gel, máscara bico de pato, entre outros materiais. Neste momento ele pede aos profissionais que usem esse material de forma racional e responsável, já que existe escassez destes materiais em todo o país.

Rafael Diniz explica que as unidades de referência da rede municipal podem atender aos casos suspeitos, citando as UPHs de Guarus e de Travessão, além do Hospital São José. “Lembrando a população que não existe, felizmente, nenhum caso com provado da doença em Campos. São casos suspeitos. E seguindo o protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS), pacientes com sintomas leves devem ficar em casa. Se o quadro se agravar, buscar a nossa rede municipal, uma das nossas unidades”, acrescenta o prefeito.

Como um dos princípios básicos para a combate ao coronavírus é a higiene com as mãos – lavar com água e sabão e, também, uso do álcool gel – Rafael Diniz explica que determinou à Concessionária Águas do Paraíba que suspenda o corte de água no município, além de prorrogar o pagamento das contas e, ainda, autorizou o consumo de mais 15% de água sem que o consumidor pague nada mais por isso.

O prefeito destaca ainda o trabalho que está sendo feito por determinação do Ministério Público, junto com a Postura, Guarda Municipal, IMTT, além da PM e Corpo de Bombeiros, nas ruas da cidade, orientando as pessoas que não fiquem em locais aglomerados como bares, restaurantes e similares. E, ainda, atuando na fiscalização destes estabelecimentos, que também não podem passar das 22h e atender com somente 30% de sua lotação.

Sobre a questão de leitos na rede pública para um possível surto da doença em Campos, Rafael Diniz diz que a rede está sendo preparada para atender a possível caso de surto da doença, mas, se precisar, irá usar até mesmo a rede privada. “Todos nós já sabemos que o Brasil não tem condições de suportar tudo isso que está acontecendo na Itlália. Por isso que a prevenção é muito importante. Por isso que eu peço: Por favor, fiquem em casa, só saiam de for de extrema importância”, finaliza Rafael Diniz. (Leia mais abaixo)



fique bem informado