Consultórios odontológicos modernizados

Os autoclaves são cruciais para garantir que pinças, espelhos, carpules de anestésico e outros instrumentos estejam completamente estéreis, assegurando a segurança e eficácia dos procedimentos odontológicos




10/07/2024, 15h50, Foto: Ascom.


Os consultórios odontológicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estão recebendo novos autoclaves, visando aprimorar a qualidade e eficiência dos serviços prestados à população. Os equipamentos são essenciais para a esterilização dos instrumentos usados pelos dentistas. (Leia mais abaixo)



Na última semana, o Hospital São José (HSJ) recebeu um novo autoclave. O Hospital Geral de Guarus (HGG) e a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Farol também já foram beneficiados com o equipamento.

Os autoclaves são cruciais para garantir que pinças, espelhos, carpules de anestésico e outros instrumentos estejam completamente estéreis, assegurando a segurança e eficácia dos procedimentos odontológicos.(Leia mais abaixo)



“O autoclave é fundamental para a nossa rotina. Ele esteriliza os instrumentos em aproximadamente uma hora, garantindo que possamos atender nossos pacientes com segurança e rapidez. Estamos renovando todos os nossos equipamentos antigos, o que vai melhorar a qualidade do nosso atendimento”, comentou o dentista e coordenador de odontologia da FMS, Rodrigo Muniz.(Leia mais abaixo)



Além dos autoclaves, estão sendo adquiridas novas cadeiras odontológicas, compressores e bombas a vácuo, que são essenciais para a remoção de sangue e saliva durante os procedimentos, facilitando a visualização e o conforto para os dentistas. A aquisição de aparelhos de raio-X odontológico também já foi licitada, com previsão de instalação em diversos polos da rede, o que promete agilizar os atendimentos de urgência.

Impacto na Qualidade do Atendimento(Leia mais abaixo)



O HSJ realiza, em média, de 20 a 30 atendimentos odontológicos de emergência por dia, que podem envolver procedimentos complexos e demorados, cada um levando, em média, 30 minutos. “O atendimento de urgência odontológica é imprevisível e pode gerar múltiplos procedimentos. Um turno de 24 horas com 30 consultas pode resultar em cerca de 100 procedimentos. É um trabalho intenso, mas a modernização dos equipamentos ajuda a tornar o processo mais eficiente”, esclareceu Rodrigo.(Leia mais abaixo)



O cirurgião dentista do Hospital São José Marcos Vinícius Quintanilha Lopes destaca a importância dessa renovação para profissionais e pacientes. "Essa é uma grande aquisição, tanto para nós, profissionais, quanto para os pacientes, com a garantia de que todo o material está completamente estéril, garantindo o cuidado necessário no atendimento”, afirmou.