Buscar:

Envie textos e fotos: WhatsApp (22) 9 9709-9308

Envie WhatsApp para (22) 9 9709-9308

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher debateu "O Direito da Mulher à Cidade"

Roda de conversa tratou sobre diversas questões

08/11/2018 11h42 Foto: Renan Liu

Compartilhe

“O Direto da Mulher à Cidade” foi o tema da 3ª edição do ciclo de debates do “Café com o Conselho”, realizado nessa quarta-feira (6), no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), no auditório da Casa dos Conselhos. Para discutir sobre o assunto foi convidada a professora de Direito Urbanístico, Legislação Urbana e Ética profissional e Direito da Cidade do Instituto Federal Fluminense (IFF), Daniela Bogado.


— Discutimos os resultados de um projeto de pesquisa que coordeno, desenvolvido no IFF, que trata da “Diversidade na Cidade, Urbanismo, Gênero e Cidadania”.  A questão de gênero pode mudar a cidade. Debatemos para pensar a subjetividade do exercício desse direito na cidade na perspectiva de gênero .Como que é para a mulher vivenciar a cidade, suas inseguranças, como que o urbanismo pode influenciar em uma cidade mais justa que gere maior qualidade de vida, bem estar, inclusive, psicológico — destacou Daniela.

A roda de conversa tratou ainda de diversas questões como mobilidade, acessibilidade, quais fatores que inibem a sensação de segurança, o uso dos espaços livres públicos, mobilidade do uso do transporte público e quais são os preconceitos e discriminações às quais as mulheres se sentem mais expostas.

As participantes expuseram as situações de insegurança vivenciadas no dia a dia. Entre elas, a falta de aplicabilidade da Lei Municipal que obriga aos motoristas do transporte coletivo deixarem as mulheres desembarcarem fora do ponto de ônibus depois das 22h.

— Vamos encaminhar um ofício ao Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) pedindo que as empresas do transporte coletivo do município sejam notificadas e a lei se cumpra — finalizou a presidente do Comdim, Vanessa Henriques.

Compartilhe

Leia matéria completa

Anuncie Conosco

(22) 9 9709-9308

E-mail:

VerboTec Desenvolvimento e Tecnologia.