O edital de convocação para verificação presencial da investigação social dos candidatos aprovados no concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM) foi divulgado na última semana, pelo Instituto Consulplan. A princípio, a verificação de existência de tatuagem definitiva seria realizada nos dias 17 e 18 de agosto de 2024, mas, para não coincidir com a data do Concurso Nacional Unificado e não prejudicar nenhum candidato por conta disso, a data da verificação foi alterada para os dias 7 e 8 de setembro.(Leia mais abaixo)
A etapa de verificação será realizada no Colégio Estadual Dr. Thiers Cardoso, que fica na rua Sebastião Clóvis Tavares, 30, no Parque Tarcísio Miranda. Segundo o edital, o candidato deverá apresentar-se na data e horário indicados na convocação, com 60 minutos de antecedência, portando documento original com foto e com vestuário esportivo — tipo calção ou short, camisa ou camiseta e meia cano curto, de modo a permitir a visualização de seus membros inferiores, superiores, pescoço, face e cabeça.(Leia mais abaixo)
Conforme critérios do edital, será excluído do certame o candidato que apresente tatuagem definitiva em membros inferiores, superiores, pescoço, face e cabeça, que não seja coberta por vestuário esportivo. Os candidatos excluídos poderão apresentar recurso no prazo de dois dias úteis a contar da publicação do resultado preliminar, através do site do Instituto(Leia mais abaixo)
A etapa de investigação social, de caráter apenas eliminatório, verifica a conduta irrepreensível e a idoneidade moral necessária ao exercício do cargo, e os candidatos, nesta fase, terão seus resultados expressos como indicado ou contraindicado. A investigação é realizada pela GCM, por meio de sua Corregedoria, com o apoio do Instituto Consulplan.(Leia mais abaixo)
Os candidatos aprovados na etapa de investigação social serão convocados para o curso de formação, que também é de caráter eliminatório. O salário base da categoria será de R$ 2.189,62, com 40 horas semanais, direito a benefícios, tais como risco de vida, quinquênio, entre outros estabelecidos na legislação municipal vigente.