Postado por Fabiano Venancio - Campos lidera o ranking de abertura de empresas no primeiro semestre deste ano na região e se destaca pelo ambiente favorável ao empreendedorismo, de acordo com levantamento do Campos 24 Horas com base em dados da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja). Foram registradas aberturas de 981 estabelecimentos no município. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, afirma ao Campos 24 Horas que a abertura de novos negócios é uma demonstração do fortalecimento da economia de Campos com as ações do governo Wladimir Garotinho. "A abertura desses novos estabelecimentos gera oportunidades, aumenta a arrecadação de tributos e dinamiza o comércio local", disse Mauro. Veja abaixo, no levantamento do Campos 24 Horas, os ramos que mais abriram novos estabelecimentos. Além de Campos, mostramos dados dos municípios de Macaé, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, que também registraram a constituição de novas empresas.
O ramo com maior número de firmas abertas em Campos foi o de atividades médicas e ambulatoriais restritas a consultas (49 estabelecimentos). Depois, comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios (40). Em terceiro, lanchonetes e sucos (30), seguido de estabelecimentos de atividades de fisioterapia (24). Outras atividades foram comércio varejista de produtos alimentícios (com 21). (Leia mais abaixo)
O segundo município com maior saldo foi Macaé com saldo de 268 estabelecimentos, com 730 aberturas e 462 fechamentos.
Depois, São João da Barra registrou 41 de saldo positivo, com 79 empresas constituídas e 38 que deram baixa no CNPJ. (Leia mais abaixo)
São Francisco de Itabapoana teve saldo positivo de 32 empresas, enquanto São Fidélis registrou 19. Os últimos municípios do ranking foram Cardoso Moreira (3) e Conceição de Macabu (1).
(Leia mais abaixo)