Codemca e FCJOL lançam documentário na 370ª Aniversário de São Salvador

O lançamento será feito através das redes sociais da Prefeitura. Também haverá uma exibição para os fiéis que acompanharem a programação neste sábado (06), na Praça São Salvador




05/08/2022, 15h29, Foto: Divulgação.


A Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), em parceria com a Fundação Cultural Oswaldo Lima (FCJOL), lança neste sábado (06), documentário em homenagem ao 370º aniversário de São Salvador. Com o título “370 anos da festa de São Salvador: uma história de fé, tradição e identidade”, o documentário apresenta a construção da identidade do campista através da relação com o padroeiro. (leia mais abaixo)


O lançamento será feito através das redes sociais da Prefeitura. Também haverá uma exibição para os fiéis que acompanharem a programação neste sábado (06), na Praça São Salvador. (leia mais abaixo)


O presidente da Codemca, Afranio Júnior, falou sobre o que representa para a Companhia a produção do documentário. “Esse documentário é muito importante para nosso município, porque representa a nossa identidade e, além disso, solidifica o nosso pertencimento e as nossas raízes”, afirmou o presidente. (leia mais abaixo)


A presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, enalteceu o trabalho realizado. “Trata-se de um importante e necessário registro dessa manifestação histórica que mescla a religiosidade e a cultura do nosso município. O filme nos ajudará a entender o significado da celebração do Santíssimo Salvador e, seguramente, ajudará no trabalho de pesquisadores que ansiavam por um documento desse porte, para ter embasamento sobre a festa que chega aos 370 anos, atravessando, com maestria, as barreiras do tempo”, explica Auxiliadora. (leia mais abaixo)


Participante do documentário, a historiadora e diretora do Arquivo Público Municipal, Rafaela Machado, destacou a importância do documentário. “Registrar a nossa tradicional festa do Santíssimo Salvador é registrar parte da história da nossa região. É falar sobre fé, mas também sobre história, cultura e tradição. Fico muito feliz em poder ajudar a contar a história que vem junto a esta celebração tão secular. Além disso, produzir esse material é trabalhar para estar mais perto e mais próxima ao público, levando até ele informação histórica de valor e que seja ontem ou hoje, faz parte da vida do campista. Esse documentário é parte dos esforços de levar até o campista a nossa história de uma forma dinâmica, leve e interessante”, destacou a historiadora. (leia mais abaixo)


Produtor do documentário, Wesley Rocha falou sobre a emoção de participar do projeto. “Como campista é uma honra produzir um documentário que conta a história da festa do Santíssimo Salvador, mostrando como ela é importante na construção da identidade campista. Com esse material, as próximas gerações irão entender e se conectar melhor com seu passado, mantendo a tradição da festa de São Salvador”, declarou.


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /mnt/volume_sfo3_02/www/campos24horas/www/noticia/index.php on line 1339