Cobra jiboia é resgatada em quintal de residência na Vila Manhães

O animal pesa 7 quilos, mede 1,5 metro de comprimento e já foi solto em Área de Proteção Permanente (APP)




14/01/2022, 11h29, Foto: Divulgação.


Uma cobra jiboia adulta foi resgatada nesta quinta-feira (13) pelo Grupamento Ambiental (GAM), em uma árvore no quintal de uma residência, no bairro Vila Manhães. A cobra pesa 7 quilos e mede 1,5 metro de comprimento. O animal silvestre estava em boas condições e foi solto na Área de Proteção Permanente (APP). (leia mais abaixo)


O coordenador, Ralph Xavier, orienta a população para que, ao identificarem qualquer animal silvestre, as pessoas acionem o Grupamento Ambiental. “O ideal é que os animais sejam mantidos em local para que os agentes tenham tempo de resgatá-los e devolvê-los à natureza”, explica o coordenador, que também faz um alerta para que as pessoas mantenham uma distância segura, pois animais estressados ou que sintam ameaçados podem atacar, tentando se defender.  O GAM pode ser acionado através dos telefones 153, (22)98175-0785 ou (22) 98175-0758. (leia mais abaixo)


Segundo o GAM, os animais silvestres resgatados pelo GAM são soltos em áreas de proteção ambiental, tais como Paraíba do Sul, Taquaruçu e Morro do Itaoca. Ainda de acordo com o órgão, normalmente os animais saem do seu habitat em busca de abrigo e alimento. Muitos têm saído em virtude de novas construções próximas às áreas de habitat mas, esta semana, outro fator também contribuiu para isso: a cheia do Rio Paraíba do Sul.