(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - Em busca de parcerias em projetos que estimulem o empreendedorismo e a inovação, o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos, Romeu e Silva Neto, e a assessora-chefe para Inovação, Leonora Tinoco, estiveram na Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Rio, nesta segunda-feira (08). A visita se estendeu também à sede do programa de incentivo Startup Rio, onde foi sinalizado que o edital para Campos deverá ser lançado ainda no segundo semestre.
Na Startup Rio, além de conhecer as instalações, foi discutida a implantação do Guia Orientador para replicar a metodologia do programa em outras cidades. O coordenador do Programa, Paulo Espanha, que já havia visitado o município (veja AQUI) em fevereiro, aproveitou para destacar a intenção de estruturar um capítulo do Startup Rio em Campos. Segundo ele, o projeto está em fase de organização da metodologia. “Estamos definindo como se dará a capacitação dos mentores locais para, ainda no segundo semestre, lançarmos um edital em Campos”, disse Paulo. (Leia mais abaixo)
O superintendente Romeu enfatizou os resultados positivos obtidos com a visita:
— Foram reuniões de extrema importância, onde mostramos o que desenvolvemos em Campos dentro da nossa área, inclusive o “Viva a Ciência”, voltado para alunos de graduação, e o “Viva a Ciência na Escola”, para alunos do Fundamental II e EJA das escolas municipais. E visitamos a Startup Rio para abordar a implantação do programa em Campos — destacou Romeu.
Na Secretaria Estadual, a equipe de Campos foi recebida pela subsecretária de Captação de Recursos e Projetos do Estado, Luana Abreu Lourenço. Durante a reunião, foi feita uma apresentação de todos os projetos implantados no município, pontuando as ações que poderiam ser desenvolvidas em parceria com a Secretaria Estadual. Luana elogiou as ações no município e manifestou o interesse em redigir um termo de cooperação técnica, que englobaria diversas ações de interesse comum.
— Temos um projeto de instalação de Hubs de Inovação em algumas cidades-chave do interior do Estado. Campos dos Goytacazes, por ser um polo acadêmico de destaque, está no nosso radar. Foi muito bom saber que um Centro Municipal de Inovação já se encontra em implantação porque vai exatamente ao encontro do que pretendemos. Já podemos pensar na realização de eventos, fóruns e palestras, voltados para empreendedores e universitários. A reunião foi extremamente proveitosa. Pudemos perceber que Campos já possui um ecossistema de inovação organizado — pontuou Luana.