Buscar:

Envie textos e fotos: WhatsApp (22) 9 9709-9308

Envie WhatsApp para (22) 9 9709-9308

VEJA VÍDEOS: Chuvas causam transtornos em Macaé, Cambuci e Itaocara

Distritos de Santa Maria Madalena também foram atingidos

08/11/2018 09h01 Foto: Facebook/Emilio Junior Hammar

Compartilhe

A Prefeitura de Macaé informa que, devido às fortes e permanentes chuvas que caem sobre o município desde quarta-feira (7), está decretado estado de calamidade. As atividades na rede pública de ensino estão suspensas e a recomendação é que sejam evitadas ações externas, nas ruas.

Dados da Defesa Civil registram 110mm de chuva até o momento, com previsão para hoje de 90mm.

A Prefeitura de Macaé estabeleceu força tarefa no Centro de Convenções para articulação em todo município. Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199. Na região serrana, o contato pode ser feito pelo telefone do Destacamento da Defesa Civil em Glicério, 2793-3846.

A Prefeitura de Macaé está com representantes do governo atuando em gabinete unificado, no Centro de Convenções, monitorando e adotando as medidas necessárias por contas das fortes chuvas que atingiram o município.


A Defesa Civil informou um panorama da região serrana do município, onde choveu nas últimas 24h 240 mm:


Frade:

Erosão de meia pista na reta da estrada que vai para o Frade;

Deslizamento de encosta próximo à Barragem Macabu, atingindo a via.

Glicério:

Estrada da Estrela com interdição total;

Rio transbordou, atingindo duas casas na saída do distrito sendo necessária a remoção de uma família para casa de parentes;

Transbordo próximo ao Chalé da Guarda Municipal com interdição total da via.

Trapiche:

Pontos de alagamento próximo ao Hospital;

Queda parcial de ponte.

Trapóleo:

Remoção de uma família na RJ 162 (curva da Velha) para casa de parentes.

Houve registro ainda de rolamento de rochedos em diversos pontos da rodovia 162.

Impactos no transporte público

A empresa concessionária responsável pelo transporte público urbano informou que 6,2% de frota não saiu da garagem por falta de motorista que não conseguiram chegar ao trabalho.

Bairros sem atendimentos: Campo D´oeste, Novo Horizonte, Visconde, Cajueiros, Nova Holanda, Miramar, Sol y Mar, Bairro da Glória e Novo Cavaleiros (Shopping ).

Localidades sem atendimento na região serrana: Cachoeiros de Macaé (Bicuda Pequena, Bicuda Grande, Serra Escura, Duas Barras), Córrego de Ouro, Sana, Frade e Serra da Cruz.

Os intervalos das linhas estão comprometidos pelo trânsito intenso em alguns dos principais corredores da cidade, também afetados pelas chuvas.

Orientações gerais

Na cidade o registro do volume de chuva foi de 120mm nas últimas 24h. A previsão é de frente fria no estado do Rio, com predominância de chuva no litoral e parte da serra.

A orientação da Prefeitura de Macaé é para que as pessoas permaneçam em lugares seguros e evitem deslocamentos desnecessários.

Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199. Na região serrana o contato pode ser feito pelo telefone do Destacamento da Defesa Civil em Glicério, 2793-3846.

Informes serão emitidos ao longo do dia, atualizando o panorama no município.

NOROESTE FLUMINENSE

A chuva forte também causou transtornos em Itaocara e Cambuci.

Através das redes sociais, a Prefeitura de Cambuci emitiu uma nota alertando os moradores sobre o risco do valão transbordar e pedindo para que os moradores fiquem em alerta. Uma tromba d'água elevou o nível da cachoeira da cidade e alagou a área no entorno. De acordo com a Defesa Civil, choveu 81 mm e também há previsão de mais chuva para esta quinta.
Em Itaocara, a Defesa Civil também está em alerta e chove forte desde quarta. Segundo o órgão choveu 58 mm nas últimas 24 horas. Há previsão de chuva forte para as próximas horas, além de riscos moderados de deslizamentos e inundações em áreas suscetíveis.

Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com 193 e para vistorias acione a Defesa Civil no (22) 99864-6265.

SANTA MARIA MADALENA

Em Santo Antônio do Imbé, distrito de Santa Maria Madalena, o Córrego Santo Antônio transbordou e a enxurrada causou estragos, derrubando muros, arrastando carros. A água também invadiu residências. Pelo menos 14 pessoas estão desalojadas.

Outro distrito atingido foi Osório Bersot, onde o rio também transbordou e deixou moradores ilhados.

Compartilhe

Leia matéria completa

Anuncie Conosco

(22) 9 9709-9308

E-mail:

VerboTec Desenvolvimento e Tecnologia.