Centro de Referência da Mulher com ambulatório de cirurgias ginecológicas

Antes de serem atendidas no ambulatório, as mulheres devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para consulta com um ginecologista




13/10/2021, 12h04, Foto: Reprodução.

A partir deste mês, o Centro de Referência e Tratamento à Mulher (CRTM) passou a contar com um Ambulatório de Avaliação de Cirurgias Ginecológicas. O Centro, que funciona na Rua Gil de Góis, nº 126, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, já oferece serviços de média complexidade no que diz respeito à assistência integral à saúde da mulher, como pré-natal de alto risco, climatério, planejamento familiar, mamografia, colposcopia, ultrassonografia obstétrica e transvaginal, entre outros exames. (leia mais abaixo)


Bruna Araújo, diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA) da Secretaria Municipal de Saúde, disse que, antes de ser atendida no ambulatório, as mulheres que apresentarem alguma intercorrência ginecológica, como fluxo menstrual irregular, dor pélvica ou abdominal crônica, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para agendar consulta com um ginecologista. “É esse profissional quem vai avaliar a paciente e, se necessário, solicitar exames para fechar o diagnóstico”, disse. (leia mais abaixo)


Ela explicou que, havendo necessidade de exames, com exceção dos exames de alta complexidade, como tomografia e ressonância, será a própria UBS quem vai inserir o pedido no sistema para o agendamento pelo Núcleo de Controle e Avaliação. “Feitos os exames, a paciente deverá agendar um retorno ao ginecologista para avaliação dos exames e, se necessário, encaminhamento para o ambulatório do CRTM. No ambulatório será feita nova avaliação para constatar se há realmente necessidade de intervenção cirúrgica”. Em caso de cirurgia, a mesma será realizada nos hospitais contratualizados. (leia mais abaixo)


Bruna reforça a importância do usuário salvar na agenda de seu telefone celular o novo número da Central de Regulação de Campos - (22) 99775-1340. É por meio desse número que a pessoa receberá uma mensagem via SMS ou WhatsApp, informando o dia e horário da consulta agendada na UBS e exames solicitados.