
O Centro de Educação Ambiental (CEA) recebeu 2 mil visitantes de janeiro até o mês de julho, entre alunos de creches, escolas, cursos técnicos, grupos de idosos e de pessoas com deficiência. Em geral, os visitantes participam de palestra educativa, oficinas, trilha ecológica, visitas ao viveiro de mudas e ao Jardim Sensorial — uma parceria com a Sala Verde do Instituto Federal Fluminense (IFF).
O gerente de Educação Ambiental Júlio Carlos da Silva Júnior explica que as visitas ao CEA são aulas práticas de educação ambiental, onde as crianças aprendem a preservar o meio ambiente e a importância da reciclagem.
— No viveiro de mudas, mostramos elas sendo cultivadas em embalagens de leite reaproveitadas — explica Júnior, que aproveita cada contribuição da natureza, durante a trilha, para enriquecer os conhecimentos de crianças e jovens como, por exemplo, a presença de cigarras em uma das árvores.
Após a palestra, houve oficina de sabão ecológico com utilização de óleo de cozinha usado. “O CEA e o Horto Municipal são postos de troca de óleo de cozinha usado por detergente e os materiais reciclados por mudas”, informa o gerente de Educação Ambiental.
Através de parceria com o Programa de Respeito à Integridade Ambiental (PRIA) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), também, algumas visitas contam com oficina de puffs, feitos de pneus inservíveis, utilizados em decoração. E a visitação ao CEA não para. Recentemente, um grupo de jovens da Igreja Assembleia de Deus Central visitou o espaço. Na próxima sexta-feira (28), está agendada visita de alunos da Escola Cebrac. No próximo mês, está agendada visita de alunos do 1º e 2º ano da Escola Municipal Ambrósio de Souza, Serrinha.
O CEA está localizado na Avenida José Carlos Pereira Pinto, nº 300, em Guarus, e é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Ambiental. O agendamento para visitação ao espaço pode ser feito através do telefone (22) 98175-1534 ou do e-mail
[email protected].
Fonte: Comunicação PMCG