Dezembro Vermelho: Dia Mundial de Prevenção à Aids com ações em Campos

Dia Mundial de Prevenção à Aids será lembrado em Campos com várias ações durante todo do mês de dezembro




30/11/2021, 18h01, Foto: Reprodução.


Celebrado nesta quarta-feira (1°), o Dia Mundial de Prevenção à Aids será lembrado em Campos, pelo Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais —, Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP) —, com várias ações de conscientização e troca de informações, dentro da campanha “Dezembro Vermelho”. Durante todo o mês de dezembro, a coordenação do CDIP vai realizar panfletagem, lives, disponibilizar teste rápido para o diagnóstico precoce do vírus HIV e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de roda de conversa. O tema deste ano está relacionado à atuação do programa. (leia mais abaixo)


O coordenador do programa, Rodrigo Rodrigues de Azevedo, disse que o objetivo da campanha não é só conscientizar sobre a importância da pessoa se proteger, mas estimular a testagem para ampliar o diagnóstico e, em caso positivo, ofertar o tratamento adequado para interromper a cadeia de transmissão das infecções. “Houve um avanço no tratamento, que agora pode ser feito, dependendo do quadro clínico da pessoa, com a ingestão de apenas dois comprimidos”, explicou. (leia mais abaixo)


Segundo ele, o CDIP tem atualmente cerca de 10 mil pacientes cadastrados, entre adultos e crianças, sem limite de idade, não só de Campos, mas das Regiões Norte e Noroeste Fluminense. Desse total, 5 mil são portadores do vírus HIV. A média mensal de atendimento chega a 6 mil pessoas. De janeiro a novembro deste ano foram diagnosticados 225 novos casos de HIV. Já no ano passado foram 150 casos de janeiro a dezembro. Rodrigo acredita que, por causa da pandemia, há uma demanda reprimida.


Dentro da programação do Dezembro Vermelho, na sexta-feira (03), das 8h às 17h, será ofertado na sede do programa e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o teste rápido para detectar o vírus HIV. Rodrigo disse que a unidade também disponibiliza, por meio de agendamento e demanda espontânea, teste rápido para hepatite B, hepatite C e sífilis. O interessado pode ligar para o (22) 98175-1647. “Estamos sempre em contato com as UBSs a fim de capacitar os profissionais que fazem o teste rápido”, afirmou. O Centro existe há mais de 20 anos e funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Rua Conselheiro Otaviano, nº 241, Centro.


A programação tem como parceiros a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF), Faculdade de Medicina de Campos, Caminhos PositHIVos, Centro de Cidadania LGBTQI+, Associação Irmãos da Solidariedade e Subsecretária de Igualdade Social e Direitos Humanos.


O CDIP conta com uma equipe multidisciplinar, formada por infectologistas, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, ginecologista, clínico geral, dentista, além do setor administrativo, segurança e limpeza. (leia mais abaixo)


PROGRAMAÇÃO:

Dia 1º/12 - Panfletagem na Rodoviária Roberto Silveira e Mercado Municipal

Live às 19h, com o tema ‘Dia Mundial em resposta à AIDS”, por meio do Instagram: @valedosgoytacazes, @salvadorcamposcorrea, @rodrigordeazevedo. Participarão do debate: Juliano Rangel do Centro de Cidadania LGBTQI e Rodrigo Rodrigues do Programa DST/AIDS/Hepatites Virais

Dia 03/12 - Oferta de Teste Rápido Diagnóstico, na sede do Programa Municipal DST/AIDS e nas UBSs

Dia 08/12 - Live às 17h, através do endereço eletrônico https://met.google.com/hvu-nyuu-mxp

Tema: “Trabalho profissional com HIV e AIDS: uma perspectiva histórica”. Palestrantes: Maria Clélia Pinto Coelho, Fátima Castro e Salvador Corrêa.

Roda de Conversa no CRIART e Fundação Zumbi dos Palmares. Tema: “Infecção Sexualmente Transmissível e HIV/AIDS”

Dia 14/12 Aula teórica, das 8h às 19h, sobre o tema “Teste Rápido Diagnóstico”. Palestrante: Rodrigo Rodrigues de Azevedo, Leonardo Marques Pessanha e Hélia Vargas Simões. Público alvo: dentistas e enfermeiros da rede municipal Local: Faculdade de Medicina de Campos

Dia 15/12 Cine–Debate, às 19h. Tema: “Curta metragem sobre HIV, H o quê??? Participação: Representantes do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais e Subsecretária de Igualdade Social e Direitos Humanos

16/12 a 22/12 - Aula prática, das 8h às 19h. Tema: “Teste Rápido Diagnóstico”. Palestrante: Rodrigo Rodrigues de Azevedo, Leonardo Marques Pessanha, Hélia Vargas Simões Público alvo: dentistas e enfermeiros da rede municipal Local: Sede do Programa Municipal DST/AIDS