Casos de coronavírus no mundo passam de 100 milhões, diz levantamento

Dados da Universidade Johns Hopkins mostram que EUA, Índia e Brasil concentram quase a metade de todas as infecções de Covid-19 no mundo


  • 26/01/2021, 17h36, Foto: Reprodução.

O número de casos confirmados do novo coronavírus no mundo passou de 100 milhões, segundo mostra levantamento da Universidade Johns Hopkins nesta terça-feira (26). Foram 10 milhões de casos confirmados de Covid-19 em apenas 15 dias.

Com 100.031.461 infecções, o triste marco é alcançado enquanto o mundo se aproxima das 70 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já aplicadas, segundo contagem do projeto "Our World in Data". (Leia mais abaixo)

Os Estados Unidos seguem como o país mais afetado pela pandemia, com cerca de um quarto de todas as infecções mundiais. Neste domingo (24), ele passou dos 25 milhões de infectados.

Em segundo lugar está a Índia, com mais de 10 milhões de casos de coronavírus. Depois vem o Brasil, com ao menos 8,8 milhões de confirmações. Os três países mais afetados concentram quase a metade (44%) de todos os casos de Covid-19 no mundo.

Veja os 5 países com mais casos no mundo

  1. EUA: 25.362.794 casos
  2. Índia: 10.676.838 casos
  3. Brasil: 8.871.393 casos
  4. Rússia: 3.716.228 casos
  5. Reino Unido: 3.700.235 casos

Considerando o total de mortes pela doença, o mundo já passa dos 2,1 milhões. EUA, Brasil, Índia, México e Reino Unido concentram, juntos, a metade de todas as mortes por complicações da doença registradas no mundo.

Veja os 5 países mais mortes por Covid-19 no mundo (Leia mais abaixo)

  1. EUA: 423.010 mortes
  2. Brasil: 217.664 mortes
  3. Índia: 153.587 mortes
  4. México: 150.273 mortes
  5. Reino Unido: 100.358 mortes

Os dados não consideram infecções ou mortes não registradas oficialmente. Por isso, os números podem ser bem maiores do que os apontados pela Johns Hopkins.

O aumento no número de confirmações acompanha o temor mundial de novas infecções provocadas por mutações do coronavírus Sars-Cov-2. Variantes do vírus registradas no Reino Unido, África do Sul e Brasil provocaram o cancelamento de voos e a proibição de embarques para diversos países.

Mais recentemente, Israel fechou seu maior a aeroporto internacional por uma semana para evitar a chegada de variantes mais contagiosas do coronavírus.

A chanceler alemã Angela Merkel disse, na semana passada, que considera fechar o país caso os vizinhos não tomem medidas efetivas de confinamento.

Reino Unido, Itália, Holanda e Turquia já proibiram a entrada de viajantes oriundos do Brasil para conter a variante identificada no início do mês, que tem sua origem rastreada no estado do Amazonas. (Leia mais abaixo)

Fonte: Bem Estar



fique bem informado