Carlos Vieira é confirmado como novo presidente da Caixa Econômica

Cumprindo a negociação para acomodar mais integrantes do Centrão no governo, o Diário Oficial da União desta sexta-feira publicou a nomeação do novo presidente da autarquia




03/11/2023, 16h32, Fotos: Divulgação.


A edição extra do Diário Oficial da União (DOU), desta sexta-feira (3/11), trouxe a nomeação do novo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes. Ele é funcionário do quadro de pessoal da autarquia, assim como a ex-presidente Rita Serrano. A indicação de Carlos Vieira vem do presidente da Câmara, deputado Arthur Maia (PP-AL), na estratégia do governo de acomodar mais partidos do Centrão no Executivo. (Leia mais abaixo)


O novo presidente iniciou o processo de transição no início da semana, mas, com a exoneração de Serrano, ainda na segunda (30/10), não conseguiu se reunir com a antecessora. (Leia mais abaixo)


Vieira é economista, servidor de carreira da Caixa, ex-presidente do Fundo de pensão dos funcionários da Caixa (Funcef), e ex-secretário-executivo do Ministério das Cidades durante o governo Dilma Rousseff, na gestão de Gilberto Occhi (ligado ao Progressistas). (Leia mais abaixo)


O novo presidente da autarquia também atuou na pasta durante a gestão do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Muito próximo ao partido de Arthur Lira, deve sua nomeação ao presidente da Câmara, que tem dado sinais que quer o órgão com a porteira fechada.