Campos sedia 7º Encontro Int. de Astronomia


Atualizado: quinta-feira, 10 de abril de 2014      -      Foto: Campos 24 Horas

Com apoio da Câmara de Vereadores, Campos novamente sedia Encontro Internacional de Astronomia (Leia mais abaixo)

Trianon novaComeça nesta quinta-feira (10) e segue até o dia 12, no Teatro Municipal Trianon , o 7º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica. O evento, organizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls com apoio da Câmara de Vereadores, da Prefeitura Municipal e do Instituto Federal Fluminense (IFF), vai reunir astrônomos renomados de países como os Estados Unidos, Canadá, Marrocos e Itália.

Além de participarem de palestras, os convidados e inscritos poderão conferir uma apresentação especial da Orquestra Mariuccia Iacovino no Palácio Nilo Peçanha, sede da Câmara no primeiro dia do evento, às 19h. Também na Câmara, na sexta-feira (11), às 14h, haverá sessão solene em homenagem aos convidados do Encontro.

A expectativa da organização é de que mais de mil pessoas entre estudantes, professores e comunidade em geral, participem do evento, que contará também com o apoio de instituições internacionais, da Agência Espacial Brasileira e do escritório da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Entre as presenças confirmadas estão o engenheiro de vôo italiano Paolo Nespoli, que já realizou dois vôos espaciais, sendo que em um deles ficou 159 dias no espaço. Outro destaque fica por conta de um dos mais premiados e famosos fotógrafos espaciais do mundo, o astrofotógrafo australiano David Malin. Também estará presente no encontro o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Geílson Loureiro.

O superintendente administrativo da Câmara, Avelino Ferreira, destacou a os homenageados. “A Câmara vai homenagear Paolo Nespoli, que pela primeira vez participa de um evento no Brasil, o Dr. Patrick Miller, fundador do Asteroid International Collaboration, o Dr. Marcelo Souza Olivera, por seu trabalho a frente dos encontros de Astronomia que, com repercussão internacional deu grande notoriedade a Campos na esfera científica, além dos estudantes do IFF que descobriram o asteroide, Anthony Garotinho Filho, Jaqueline Oliveira, Robson Vasconcelos e Tamirys Salles”. (Leia mais abaixo)

Para o presidente do Clube de Astronomia campista, o professor e físico Marcelo de Oliveira, Campos é privilegiada por receber um evento deste porte, que tem como um dos objetivos incentivar os jovens ao ingresso na área de pesquisa.

“Este é o maior evento internacional que já organizamos. O Clube de Astronomia vai completar 18 anos e é a sétima vez que fazemos este tipo de encontro. Campos foi escolhida porque já tem um reconhecimento internacional. Podemos dizer, hoje, que Campos é um polo de astronomia e astronáutica”, finalizou o físico.



fique bem informado