Veja vídeo ao final das informações - A Vigilância em Saúde confirmou, nesta segunda-feira (23), o primeiro caso do Novo Coronavírus em Campos. O paciente, de 37 anos, apresenta sintomas leves, passa bem e está em isolamento domiciliar desde o último dia 13 de março, quando chegou de São Paulo, onde esteve em uma convenção.
O caso importado já foi notificado ao Governo do Estado. (Leia mais abaixo)
Ao chegar a Campos, desconfiou de possível contaminação. Logo entrou em contato com a Vigilância em Saúde, que recomendou o exame e o isolamento domiciliar.
O paciente optou por realizar exame em laboratório da rede privada, o que aconteceu no último dia 18. Diante do resultado positivo, o laboratório encaminhou para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen) e aguarda o resultado a contraprova.
No final da manhã desta segunda-feira (23), a Vigilância foi informada sobre a confirmação.
No Município há outros 14 casos suspeitos sob investigação e acompanhamento.
MEDIDAS JÁ ADOTADAS PELA PREFEITURA DE CAMPOS (Leia mais abaixo)
- Criação do Gabinete de Crise para adotar as medidas necessárias em prol da população. - Decreto de situação em emergência na saúde do município. - Suspensão do corte de fornecimento de água e garantia do aumento de 15% no consumo de água sem custo extra. - Suspensão das aulas na rede municipal por 15 dias desde a última segunda-feira. - Suspensão de todos os eventos culturais e esportivos, eventos públicos e cursos oferecidos pelos órgãos da Prefeitura de Campos. - Fechamento das repartições municipais ao atendimento público até o dia 31 de março. - Prorrogação no prazo de pagamento dos débitos municipais vencidos até 31 de março, passando a ser de até sete dias após a normalização do atendimento ao público. - Redução de 50% na capacidade de locação dos veículos do transporte público, com determinação de que circulem apenas veículos em que seja possível abrir as janelas, garantindo a circulação de ar. - Suspensão por 15 dias os atendimentos ambulatoriais na rede municipal de Saúde. - Suspensão por 15 dias das cirurgias eletivas na rede própria e contratualizada, com exceção das cirurgias oncológicas e cardiológicas. - Autorização para relocação de médicos. - Garantia de estoque de insumos da área de Saúde, como máscaras, luvas e material de limpeza, para priorizar o atendimento dos casos urgentes. - Liberação dos servidores municipais considerados de grupo de risco (profissionais acima de 60 anos, gestantes, pacientes oncológicos e imunocomprometidos) para trabalho em regime home office. - Suspensão do recadastramento anual do PreviCampos, que os servidores devem fazer no mês de aniversário. - Criação de uma sala de apoio na Vigilância Epidemiológica para acompanhar casos de coronavírus e possíveis isolamentos. - Intensificação da fiscalização aos estabelecimentos comerciais para evitar preços abusivos e venda de produtos de procedência duvidosa. - Manutenção do atendimento no Núcleo de Auditoria, Controle e Avaliação para pacientes de Oncologia, Hemodiálise e Cateterismo. - Manutenção das viagens de pacientes que necessitam de Tratamento Fora do Domicílio, para oncologia e revisão pós-operatório. - Orientação de funcionários para reforçar o uso consciente dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o fluxograma de atendimentos para possíveis pacientes com sintomas da doença. - Divulgação de ações através de redes sociais, portal e carros de som, especialmente no interior - Reunião no início de fevereiro com diretores de hospitais para definir protocolo de atendimento. - Capacitação dos profissionais do HGG, HFM, UPHs, UBSs e UPA. - Mesa redonda com médicos na Sociedade Fluminense de Medicina de Campos. - Formação de equipe de Educação Continuada
(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA)