Campos 24 Horas – Pessoas com 85 anos de idade ou mais poderão receber, a partir desta terça-feira (22), a vacina Pneumo 20 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante foi liberado por meio da nota técnica conjunta nº 310/2026, emitida pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente e Departamento do Programa Nacional de Imunizações, no último dia 14.
No município de Campos, a aplicação acontecerá exclusivamente no Centro Municipal de Imunização por livre demanda e no Vacina Drive, por agendamento. Ambos funcionam na sede da Secretaria de Saúde.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% do público nesta faixa etária. Em Campos, a estimativa é de que 5.500 pessoas façam parte do público-alvo. Para receber o imunizante, será necessário apresentar documento com foto que comprove a idade, CPF ou cartão do SUS. Não há necessidade de prescrição médica.
O subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Campos, médico infectologista Rodrigo Carneiro, disse que Campos está seguindo a estratégia do Ministério da Saúde de ampliação dos grupos populacionais que devem receber a vacina pneumocócica 20-valente. “Vamos iniciar a aplicação da vacina, que é importantíssima, porque protege contra 20 sorotipos do pneumococo, uma bactéria capaz de causar doenças invasivas graves, como meningite, otite e pneumonias”, explicou.
A expectativa, segundo o médico, é que as pessoas que fazem parte do público-alvo procurem a Secretaria de Saúde para a devida imunização. “Estamos abrindo o Vacina Drive para oferecer uma maior comodidade a essa população, mas os idosos poderão se vacinar também, por livre demanda, no Centro de Imunização. Esperamos vacinar pelo menos 5 mil pessoas dessa faixa etária no município até o final deste ano”, acrescentou Rodrigo Carneiro.
A ampliação do uso da Pneumo-20, que já é oferecida pelo SUS para crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias, visa reduzir o risco de complicações, hospitalizações e óbitos entre as pessoas mais idosas. Segundo o Ministério da Saúde, o processo natural de envelhecimento do sistema imunológico é um dos fatores que contribuem para essa vulnerabilidade. O esquema vacinal vai variar conforme as vacinas que o idoso já tomou antes.
Para pessoas de 60 a 84 anos acamadas ou institucionalizadas e com condições clínicas especiais, a Pneumo 20 permanece disponível na estratégia especial estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
COMO FAZER O AGENDAMENTO NO VACINA DRIVE - O serviço Vacina Drive funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada pela Rua Voluntários da Pátria, 875, no Centro. O agendamento prévio pode ser feito pelo WhatsApp (22) 98173-0150.
QUEM DEVE SE VACINAR
IDOSO QUE NÃO PRECISA SE VACINAR