(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - O Festival Varilux de Cinema Francês volta a Campos após oito anos. Com entrada gratuita, nos dias 21, 23 e 25 de junho, o Teatro Municipal Trianon receberá um dos maiores festivais do país, uma forma de democratizar o acesso à cultura cinematográfica à população campista. A iniciativa é realizada através da parceria entre a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e o Coletivo Cine Clube Marighella.
— É com entusiasmo que a FCJOL, através do Teatro Municipal Trianon, integra o circuito do 10º Festival Varilux de Cinema Francês, propiciando à plateia campista o contato com a safra cinematográfica francesa. Com uma expectativa de alcançar um milhão de espectadores, o Festival já construiu fama junto a inúmeros fãs campistas, que estão aplaudindo a parceria efetivada com o Cine Marighella e seu fundador, Léo Puglia, para propiciar este momento especial aos adeptos da sétima arte — frisou a presidente da FCJOL, Cristina Lima. (Leia mais abaixo)
A prefeitura cederá o espaço do Teatro Trianon para que os campistas tenham acesso a recentes produções cinematográficas francesas. Os longas-metragens exibidos visam atingir diversos públicos, de crianças a adultos, com distintas classificações indicativas. Os gêneros apresentados passam por animação, comédia, comédia dramática, drama, suspense e drama histórico. O espaço também será de debate — após a última sessão do filme “A Revolução em Paris”, que evidencia o período histórico ao olhar das mulheres.
— É muito importante que o evento volte a acontecer na cidade, oferecendo a oportunidade de o público campista ter acesso a cultura, de promover a reflexão e debate. É uma grande oportunidade essa parceria que trará o cinema francês a Campos — disse o fundador do Coletivo Cine Clube Marighella, Léo Puglia.
Em sua primeira edição, em 2010, o festival foi realizado em nove cidades, exibido em 11 salas de cinema e visto por aproximadamente 25 mil pessoas. Nove anos depois, em 2018, atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas. O festival cresceu gradativamente em número de cidades, de salas de cinema e de público. Em 2019, a 10ª edição pretende ultrapassar a marca de um milhão de espectadores em todo País e Campos fará parte deste momento.