Postado por Fabiano Venancio - A um ano da campanha das eleições de 2026, os partidos e lideranças políticas têm movimentação intensa no Norte e Noroeste Fluminense e já há 25 nomes de pré-candidatos para a disputa de deputado estadual e federal. O Campos 24 Horas mostra os nomes já consagrados nas urnas e as novas caras que nos últimos dias têm sido incorporadas à corrida eleitoral. Entre eles, candidatos já consagrados, como os deputados Thiago Rangel (Avante), Bruno Dauaire (União) e Vitor Junior (PDT). Há também uma disputa eleitoral que chama a atenção na região, entre o prefeito de Campos Wladimir Garotinho (PP), que pode ser candidato a deputado federal, e o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), que vai lançar seu irmão Márcio Rezende (Cidadania) à Câmara Federal. Além disso, outro dado chama a atenção: cinco mulheres de Campos são pré-candidatas a deputada. Na Câmara de Campos, há também cinco vereadores pré-candidatos a deputado. No grupo político do deputado Rodrigo Bacellar, o vereador Marquinho Bacellar e um assessor do presidente da Alerj se movimentam como pré-candidatos a deputado. E há ainda novidades em São João da Barra, onde três pré-candidaturas a deputado já foram lançadas. Perfil dos 25 pré-candidatos a deputado abaixo:
Thiago Rangel (Avante) - Político de meteórica ascensão, de 39 anos, foi vereador com 2.755 votos com forte base eleitoral em Guarus, logo se candidatando a deputado estadual quando também se elegeu com 31.175 votos. Elegeu sua filha Thamires Rangel como a mulher mais votada na última eleição em Campos. Thiago assumiu a vice-presidência estadual do partido Avante esse ano com a missão de fortalecê-lo em todo o Estado do Rio. Além disso, o deputado já tem a garantia de apoios de lideranças como prefeitos e vereadores em 28 municípios na busca pela reeleição (Leia mais abaixo)
Wladimir Garotinho (PP) - Atual prefeito de Campos, 40 anos, já foi deputado federal, eleito e reeleito para a Prefeitura de Campos. Sua trajetória começou como coordenador das campanhas da ex-prefeita Rosinha Garotinho, sua mãe. Responsável por recuperar as finanças do município de Campos após o governo Diniz, Wladimir é considerado uma das maiores lideranças políticas do interior do estado do Rio. Além da possibilidade de ser candidato a deputado federal, o prefeito ainda tem o nome cotado para ser vice na chapa dos prováveis candidatos a governador Washington Reis (MDB) e Eduardo Paes (PSD).
Bruno Dauaire (União Brasil) - Deputado estadual por três mandatos e filho do ex-prefeito de São João da Barra Betinho Dauaire, concorre à reeleição novamente com o apoio do prefeito Wladimir, de quem é um dos principais aliados na política estadual. Aos 40 anos, Bruno ocupa hoje o cargo de Secretário Estadual de Habitação. (Leia mais abaixo)
Vitor Junior (PDT) - Deputado estadual e ex-vereador, Vitor é um campista radicado em Niterói, que mostra forte ligação com a terra que nasceu. Ele aparece com potencial eleitoral para as eleições do ano que vem para deputado federal. Vitor Junior tem apoio de prefeitos e lideranças de vários municípios da região e tem destinado recursos para áreas como saúde, agricultura e social. Tem tudo para ser um dos mais votados para a Câmara Federal.
Jair Bitencourt (PL) - Aos 54 anos, com forte base eleitoral em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, reeleito com 75.253 votos, concorre ao seu quarto mandato de deputado estadual, sendo um dos parlamentares mais influentes na Alerj, tendo ocupado importantes comissões e chegou a presidir a Alerj. Atualmente está licenciado para ocupar o cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar. (Leia mais abaixo)
Kassiano Tavares (PP) - Vereador reeleito com 5.790 votos, o mais bem votado de 2024 em Campos, Kassiano coloca seu nome à disposição do eleitor como pré-candidato a deputado estadual.
Caio Vianna (PSD) - Suplente de deputado federal, exerce o mandato em razão da licença do titular, deputado Daniel Soranz (PSD), hoje no cargo de Secretário Municipal de Saúde do Rio. Atualmente aliado de Wladimir, se o prefeito for candidato a federal, Caio deve disputar o cargo de deputado estadual. (Leia mais abaixo)
Chico Machado (Solidariedade) - Concorre ao terceiro mandato de deputado estadual, tendo sido reeleito com 37.024 votos. Foi vereador por cinco mandatos, secretário e presidente de autarquia em Macaé. É um dos políticos mais próximos do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar. Chico, inclusive, é um dos nomes cotados para assumir a presidência da Alerj em 2026, caso Bacelar assuma a cadeira de governador.
Thiago Virgílio (Podemos) - Ex-vereador por dois mandatos, atualmente presidente da Companhia de Desenvolvimento de Campos (Codemca). Membro do grupo do prefeito Wladimir, Virgílio tem forte ligação com o ex-governador e ex-prefeito Anthony Garotinho, e deverá concorrer no próximo ano a uma vaga na Alerj. (Leia mais abaixo)
Maicon Cruz (PSD) - Vereador em seu segundo mandato, foi eleito com 3.122 votos e reeleito com a votação de 4.483 eleitores. Com forte atuação na causa da Educação, também deverá concorres à uma cadeira de deputado estadual.
Murillo Gouveia (União Brasil) - Filho do ex-prefeito de Itaperuna, Alfredo Marques, o Alfredão, Murillo, 39 anos, se elegeu deputado federal pela primeira vez, em 2022, e disputa este ano a reeleição. Agricultor, com formação em Gestão de Recursos Humanos, ocupou a Secretaria Municipal de Governo. Foi o único deputado federal eleito do Norte Noroeste Fluminense, com 49.920 votos. (Leia mais abaixo)
Tassiana Oliveira - Primeira-dama do município de Campos, tem sido bastante atuante na área social, embora sem exercer formalmente nenhum cargo. Se o prefeito Wladimir Garotinho concorrer a um cargo na eleição majoritária, Tassiana deve vir como candidata à Câmara Federal.
Marquinho do Transporte (PP) - Empresário do segmento do transporte, elegeu-se vereador em seu primeiro mandato com 4.232 votos. Conseguiu se reeleger na última eleição de vereador em Campos. (Leia mais abaixo)
Márcio Rezende - Engenheiro, é irmão do prefeito de Macaé, Welbert Rezende (Cidadania), tendo exercido o cargo de Secretário Municipal de Infraestrutura. Deve disputar uma cadeira à Câmara Federal. Além de sua trajetória empreendedora, Márcio desempenha um papel estratégico nos bastidores da política macaense. É reconhecido como um dos principais articuladores da trajetória política de Welberth Rezende como irmão mais velho, conselheiro e figura agregadora.
Leon Gomes (PDT) - Presidente do diretório local do seu partido, vereador em seu segundo mandato, reeleito com 3.712 votos, está licenciado do cargo para exercer a presidência da Fundação Municipal da Infância e Adolescência, onde é gestor pela segunda vez na autarquia. Com sua bandeira na defesa dos direitos das crianças com necessidades especiais, deverá disputar uma cadeira na Câmara Federal. (Leia mais abaixo)
Hygor Barcelos (MDB) - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Porto do Açu, também preside o diretório do MDB em São João da Barra, onde foi candidato a vereador. Pleiteia uma cadeira de deputado estadual. Tem um forte trabalho social em localidades sanjoanenses, especialmente no distrito de Barcelos.
Elaine Leão (PT) - A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campos (Siprosep) é uma das mulheres campistas que podem disputar uma cadeira na Alerj no ano que vem. Ela teve uma votação expressiva na eleição para a Câmara de Campos e se articula para obter apoios dentro e fora do seu partido a fim de que tenha condições de disputar a eleição de 2026. (Leia mais abaixo)
Valéria Mello - Advogada, empresária, casada e atuante na Baixada Campista, onde foi candidata à vereadora na última eleição obtendo 1.705 votos e ainda não definiu qual será o partido. Ela pretende disputar uma cadeira de deputada estadual.
Mara Valéria (PSD) - Nascida no tradicional bairro do Turfe, em Campos, Mara tem uma trajetória no meio político e social de 24 anos. Atuou como coordenadora de uma instituição ao lado do ex-vereador Alciones de Rio Preto, e foi assessora do saudoso vereador José Carlos, além de ter participado ativamente das campanhas do saudoso deputado João Peixoto. Atualmente, Mara Valéria exerce a função de assessora do vereador Leon Gomes. (Leia mais abaixo)
Regina Célia Pezão - Mãe do vereador Bruno Pezão (PP), ela poderá disputar uma vaga de deputada federal com o mesmo nome eleitoral do filho. Entusiasta da pré-candidatura de sua mãe, o vereador faz elogios à genitora, cujo reduto político é na Baixada Campista.
Danilo Barreto (Partido Novo) - Candidato a vereador em 2020 e a prefeito em 2024, com 7.351 votos, por São João da Barra, Danilo expressa o pensamento liberal no município. Aos 30 anos, é formado em Administração e Políticas Públicas. (Leia mais abaixo)
Jorge Magal - Ex-vereador com quatro mandatos, é liderança política de Campos com base eleitoral em Guarus. Atualmente, o ex-vereador tem mantido contato com três partidos que mostram interesse na sua candidatura a deputado.
Marquinho Bacellar (União Brasil) - Vereador no seu segundo mandato, irmão do presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), sua candidatura a deputado estadual depende do caminho que Rodrigo trilhar no pleito para ser candidato. (Leia mais abaixo)
Carla Machado (PT) - Já foi vereadora, presidente da Câmara Municipal e prefeita de São João da Barra por quatro mandatos. Concorre à reeleição de deputada estadual. Pela primeira vez, vai enfrentar duas novas lideranças que surgem no município.
Márcio Bruno Oliveira - Campista e pré-candidato a deputado estadual, é assessor do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar. É considerado um dos homens de confiança de Bacellar na Alerj. (Leia mais abaixo)