23/01/2016 08h54 | Foto: Divulgação

O município de Campos registrou o primeiro caso suspeito de microcefalia relacionado ao zika vírus cuja transmissão ocorre através do mosquito aedes aegypti. A confirmação foi feita pela Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (22). Possivelmente o vírus infectou uma gestante e por meio de exames de imagens, foi constatado que o bebê pode estar com microcefalia.
De acordo com informações da secretaria, o exame da gestante, que foi realizado na última segunda-feira (18) deu positivo para o zika vírus. Mais 35 casos suspeitos de zika em gestantes estão sendo analisados.
O Ministério da Saúde declarou emergência pelo aumento de casos de microcefalia em bebês (quando o crânio tem tamanho menor que a média – 32 centímetros) relacionados ao vírus, além de abortos.
Ações de combate
Cerca de 400 agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizaram mutirão e intensificaram as visitas domiciliares em todo município.
Campos é o único município do Estado do Rio a contar com um Centro de Referência da Dengue (CRD) funcionando o ano todo, e com uma Sala de Situação da Dengue. O Centro possibilita o diagnóstico mais rápido de casos, enquanto a Sala permite monitorar os pontos com maior incidência de casos e de focos do mosquito transmissor da doença, em tempo real.
Zika consegue atravessar a placenta
Cientistas do Paraná divulgaram na última quarta-feira (20) o resultado de uma pesquisa que confirma a capacidade do zika vírus de atravessar a placenta de gestantes. O Instituto Carlos Chagas, da Fiocruz de Curitiba, encontrou traços de DNA do vírus em amostra de tecido de uma mulher que teve a gravidez interrompida.
O QUE É A MICROCEFALIA?
É uma má-formação congênita que faz com que a cabeça de um recém-nascido meça 32 centímetros ou menos, o que significa que o cérebro não se desenvolveu da maneira correta. Após o nascimento, os bebês são submetidos a três exames de rotina. Um deles consiste em medir o perímetro encefálico da criança.
O QUE OCASIONA A MICROCEFALIA?
A condição pode ser ocasionada por diversos fatores, como substâncias químicas que a mãe ingere durante a gestação ou quando é infectada por bactérias e vírus.
HÁ SEQUELAS?
Como o cérebro não se desenvolve, há um risco muito grande de a má-formação refletir em quadros de retardo mental ou atraso no desenvolvimento neuropsicomotor da criança.
HÁ TRATAMENTO?
Não existe tratamento, mas é possível minimizar as sequelas com acompanhamento pediátrico e neurológico.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
A microcefalia só pode ser diagnosticada após o nascimento. Durante o pré-natal, exames como ecografia, por exemplo, são capazes de apontar uma alta probabilidade para a má-formação.