Setembro foi um mês de comemoração no Hospital Geral de Guarus (HGG). É que a Nova Emergência da unidade completou dois anos de inaugurada no início do mês. A instituição e os pacientes celebraram os resultados alcançados nos mais de 700 dias de trabalho. Neste período, 351.224 mil pessoas foram atendidas e, cada uma delas, foi avaliada no setor de classificação de risco; atendida por um profissional médico pelo menos uma vez; submetida a exames para diagnósticos e medicada. Parte destes pacientes chegou a ser internada para tratamento e outra parte necessitou até mesmo de cirurgia. (Leia mais abaixo)
Só este ano, entre os meses de janeiro e agosto de 2024, foram contabilizados 108.684 mil atendimentos. Destes, 46.283 pacientes tiveram suas queixas resolvidas na Nova Emergência, outros 62.401, depois de darem entrada pela Nova Emergência, precisaram de internação. Entre os internados, 1.637 foram submetidos a algum tipo de cirurgia em 2024. (Leia mais abaixo)
“Nosso hospital tem uma rotina muito intensa. É referência em Emergência Branca em toda a região e, por isso, temos um fluxo diário de mais de 450 pacientes. No entanto, cada um deles é avaliado por vários profissionais e setores, como o de imagem, psicologia, assistência social, nutrição, entre outros. Contamos ainda com os retornos aos médicos para avaliação de exames e novas prescrições”, destaca a diretora clínica do Novo HGG, médica Luisa Barreto.(Leia mais abaixo)
Para o superintendente do HGG, médico Vitor Mussi, a Nova Emergência é um marco para Campos dos Goytacazes. “O HGG se transformou em um hospital de ponta, com novas tecnologias, atendimento humanizado e de qualidade. Nossos profissionais são altamente conceituados. Nossa comemoração por esta data torna-se ainda maior se lembrarmos de onde viemos: um hospital abandonado, com infiltrações, rachaduras e goteiras. Apesar disso, contávamos com o empenho de cada profissional. Hoje, eles estão muito mais satisfeitos”, vibrou Mussi.(Leia mais abaixo)
De acordo com dados estatísticos do HGG, em 2021, antes da obra, foram feitos 61.120 atendimentos. Em 2022, com a obra em andamento e após a inauguração, foram contabilizados 95.962 atendimentos, um salto de 34.842. Em 2023, a evolução quantitativa foi ainda maior, passando para 146.578 atendimentos.(Leia mais abaixo)
Outro destaque da Nova Emergência é o aumento no número de leitos para os pacientes que precisam de internação. Passou de 96 para 160.(Leia mais abaixo)
Novo HGG - A obra de reestruturação do Novo HGG começou em novembro de 2021, numa parceria entre a Prefeitura de Campos e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, sendo a Nova Emergência inaugurada no dia 6 de setembro de 2022. O HGG passou a contar ainda com a reestruturação e ampliação do Centro de Tratamento Intensivo (CTI), uma Pediatria remodelada e um novo centro cirúrgico, com ampliação de salas e estrutura para realização futura de transplantes de órgãos.