13/07/2015 - às 18h13 - Foto: Divulgação

O trecho da BR-356, nas imediações do Instituto Federal Fluminense (Iff), em São João da Barra, deverá receber em um prazo de 15 dias dois quebra molas e sinalizações horizontal e vertical, que visam proporcionar maior segurança aos estudantes e funcionários da instituição. Estas medidas emergenciais foram definidas e anunciadas pelo superintendente do Departamento Nacional de Transito e Infraestrutura (Dnit), Fábio Moulin, durante uma reunião nesta segunda-feira (13), na sede do órgão, no Rio de Janeiro, com a participação do prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco.
Liberação para que a Guarda Civil Municipal possa realizar um trabalho de orientação na entrada e saída de estudantes e um radar eletrônico no local também foram solicitadas pelo município, ficando acordado que será aberto um novo processo de licitação por parte do Dnit para que a instalação do equipamento seja viabilizada e aumente ainda mais a segurança nas imediações da instituição de ensino.
Ficou definido, ainda durante a reunião, que a Escola Municipal Belmiro Ribeiro Alves, outra unidade escolar às margens da BR-356, receberá dois quebra molas e sinalizações horizontal e vertical.
Para o prefeito Neco, é importante que se trabalhe com união para se chegar a resultados satisfatórios. "Tudo se resolve com diálogo e união. É de suma importância que pais, alunos, funcionários e o Poder Público estejam debatendo para garantir uma maior segurança para todos" ressaltou.
O prefeito Neco aproveitou a oportunidade para solicitar do chefe de operações do Dnit, Fernando Corrêa, a liberação dos semáforos do Trevo do Peneirinha, instalados pelo município desde o dia 11 de abril. Em resposta, foi informado que o convênio foi providenciado para assinatura e em breve será liberado o funcionamento, além da sinalização horizontal e vertical.
Além do prefeito Neco e de representantes do Dnit, participaram da reunião o deputado estadual Bruno Dauaire, os secretários municipais de Transportes e Trânsito, Mario Rocha Filho, de Obras, Marcos Sá, o subsecretário de Trabalho e Renda, Antonio Neves, vereadores, o diretor do Núcleo do Iff de São João da Barra, Valter Sales, pais de alunos e funcionários.
A rodovia foi palco de uma tragédia que tirou a vida de uma estudante do IFF na semana passada
Uma estudante morreu e sua mãe ficou em estado grave em um acidente, na noite da última quinta-feira(09), por volta das 21h30, na BR-356, nas proximidades do Instituto Federal Fluminense(IFF), em São João da Barra.
Após acidente que matou estudante, protesto de pais e alunos do IFF
Em razão da morte da estudante Fernanda, alunos, pais de alunos e professores do IFF fizeram uma manifestação na frente da Câmara de São João da Barra na manhã de sexta-feira (10), para cobrar segurança no trânsito nas imediações à instituição, que fica na BR-356, na chegada do município.
Os vereadores, que se encontravam na Câmara para uma sessão extraordinária, ouviram as reivindicações dos alunos, que com cartazes de luto, pleiteiam radares eletrônicos, tachões e redutores de velocidade.
– Essa morte não ficará impune – disse Fernanda Queiroz, mãe de aluna. Ela também criticou a Campus Tur, que não estaria parando para apanhar os alunos. “Imagina a dor da família de Fernanda e de sua mãe… Não podemos ficar de braços cruzados”, disse Josimar França da Silva, pai de aluno.