No primeiro jogo sem Enderson Moreira, o Botafogo viu premiada a eficiência que tanto caracterizou a passagem do treinador, demitido na última sexta-feira. Em clássico com o Vasco, neste domingo, o segundo na temporada, o time mostrou maturidade para segurar a vitória por 1 a 0, mas levou muitos sustos enquanto poderia ter ampliado o placar mais de uma vez.
Jogando no Castelão, em São Luís — após venda de mando de campo —, o Vasco buscava se testar no seu primeiro clássico da temporada. Viu o pior e o melhor que mostrou até aqui, expostos caprichosamente em cada tempo: no primeiro, chegou bem pelas pontas, em especial com Gabriel Pec. Mas viu o Botafogo abrir o placar explorando a fragilidade defensiva que lhe rendeu 7 gols sofridos, a pior defesa entre os quatro grandes. (Leia mais abaixo)
Já na segunda etapa, voltou com ímpeto, explorando os espaços de um Botafogo mais recuado, mas esbarrou nas dificuldades de finalização. Na melhor chance, viu Raniel finalizar, travado, no travessão de Gatito Fernández.
O Botafogo, que fez uma primeira etapa mais segura, procurou ganhar volume de jogo e assustou em bolas aéreas. Chegou perto de marcar com Luiz Fernando, mas o gol viria já na reta final do primeiro tempo.
Em boa jogada de Diego Gonçalves, um dos destaques da última temporada, que segue em alta neste Carioca, Erison marcou seu primeiro. A arbitragem chegou a marcar impedimento de forma errônea, mas a marcação foi corrigida por intervenção do árbitro de vídeo, presente exclusivamente em clássicos na primeira fase da atual edição.
Enquanto o Vasco martelava o gol de Gatito Fernández, que viveu grande noite no Castelão, o Botafogo teve mais de uma oportunidade para fazer o segundo. Na mais contudente, viu Daniel Borges perder disputa com o goleiro Thiago Rodrigues, que precisou sair da área.
A faixa de agradecimento a Enderson estendida por torcedores no Castelão mostra que a presença do técnico ainda é forte no alvinegro — em campo e fora dele. (Leia mais abaixo)
Fonte: Extra