04/12/2015 às 11h45 - Foto: Sup. de Comunicação

Diante as chuvas que têm caído em Campos nos últimos dias, a Superintendência de Limpeza Pública pede à população que não jogue lixos em vias públicas. Nesta quinta-feira (03), a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana realizou uma operação na Rocha Leão, esquina com a Rua Espírito Santo, no Parque Caju, e descobriu que o sistema de bombeamento travou devido à quantidade de lixo na bomba e a mesma queimou, conforme foto acima.
“Ao jogarem lixo no chão e não zelarem pela limpeza das calçadas e ruas, os munícipes contribuem para que ocorra o entupimento de bueiros, provocando alagamentos e trazendo prejuízos para os próprios moradores. Por isso que, neste período chuvoso, orientamos que as pessoas coloquem os lixos domiciliares presos em grades para que os caminhões coletores possam fazer a coleta sem deixar cair lixo pelas ruas. Lixos esses que acabam sendo levados pelas chuvas e ocasionando o entupimento de bueiros”, disse o superintendente, Carlos Morales.
Morales chamou atenção ainda dos furtos de tampas de bueiros que vêm sendo registrados constantemente. “A população tem que entender que isso é um patrimônio público e quando é furtado, também pode ocasionar alagamento de ruas, ocasionando danos para quem pratica esse crime para os demais que residem no logradouro onde a tampa foi furtada”, ressaltou.
Muitas chuvas – Nas últimas 24 horas choveu em Campos 52,4 milímetros, o esperado para uma semana, segundo informou a Coordenadoria de Defesa Civil. Mas esta quantidade não causou maiores problemas no município devido aos investimentos em obras de drenagem e macrodrenagem feitos pela prefeitura, que reduziu em 90% os pontos de alagamentos. Nesta sexta-feira (04), uma equipe estava atuando com uma bomba em uma das ruas do Parque Saraiva.
Devido ao nível do Rio Paraíba do Sul, que na medição de hoje atingia a cota dos 6,75 metros, a Defesa Civil adiantou que há previsão de abertura de mais três comportas para levar água para os Canais de Coqueiros, Cambaíba e Jacaré.