Bolsonaro diz que “não há crime nenhum” ter passado dois dias na embaixada da Hungria

A estadia foi divulgada pelo jornal americano The New York Times e ocorreu quatro dias depois de ter tido seu passaporte apreendido pela Polícia Federal




26/03/2024, 09h57, Foto: Divulgação.


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) negou nesta segunda (25) qualquer irregularidade em ter passado duas noites na embaixada da Hungria em Brasília, em fevereiro. A estadia foi divulgada pelo jornal americano The New York Times e ocorreu quatro dias depois de ter tido seu passaporte apreendido pela Polícia Federal.(Leia mais abaixo)


“Não há crime nenhum em dormir na embaixada, conversar com embaixador, tem algum crime nisso”, questionou Bolsonaro após participar da cerimônia de entrega do título de cidadã paulistana à sua esposa, Michelle Bolsonaro (PL).(Leia mais abaixo)


"Tenha a santa paciência, deixa de perseguir, pessoal. Quer perguntar da baleia? Da Marielle Franco? Eu passei seis anos sendo acusado de ter matado a Marielle Franco. Seis anos. Vamos falar dos móveis do Palácio da Alvorada que eu fui acusado de desviar?”, completou.(Leia mais abaixo)


Quando questionado sobre a razão da permanência na embaixada, Bolsonaro recusou-se a responder, alegando a presença de mulheres no ambiente.(Leia mais abaixo)


Anteriormente, durante o evento de filiação da secretária estadual de Políticas para Mulher, Sonaira Fernandes, ao PL, Bolsonaro mencionou que costuma frequentar embaixadas pelo país. A declaração foi feita espontaneamente, sem que ele fosse questionado sobre o assunto.(Leia mais abaixo)


“Temos boas relações internacionais, como até hoje mantenho relação com alguns chefes de estado pelo mundo. Frequento embaixadas pelo país, converso com embaixadores. Não tenho passaporte, está detido, se não estaria com os governadores Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado nessa viagem a Israel, um país irmão”, acrescentou o ex-presidente.(Leia mais abaixo)


Segundo a reportagem, o NYT analisou imagens de três dias gravadas por quatro câmeras. Nas imagens, Bolsonaro aparece chegando ao local na noite de 12 de fevereiro. O ex-presidente deixou a embaixada no dia 14 de fevereiro.(Leia mais abaixo)


O jornal ainda comparou as imagens das câmeras com imagens de satélite que mostram o carro do ex-presidente estacionado na garagem no dia 13 de fevereiro.(Leia mais abaixo)


Em nota à imprensa, os advogados de Bolsonaro confirmaram a estadia do ex-presidente na embaixada. Segundo a nota, o ex-presidente "passou dois dias hospedado na embaixada da Hungria em Brasília para manter contatos com autoridades do país amigo".


Fonte: Gazeta do Povo