Postado por Fabiano Venancio - As principais mudanças e reformas realizadas em quase 12 anos de pontificado do Papa Francisco, seja no ensinamento ou no estilo da Igreja, algumas do tipo estrutural e outras de conteúdo. O bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Ferreria Paz, falou sobre os ensinamentos e as reformas deixados pelo Papa Francisco, que eternizou um legado de simplicidade na Igreja. Dom Roberto fala, em entrevista ao Campos 24 Horas, sobre diferentes aspectos do legado do papa Papa Francisco e a eleição do novo Papa. "Sempre o Espírito Santo nos surpreende. Na verdade não serão apenas os 135 cardeais que vão escolher..." (Leia mais abaixo)
LEGADO - Um legado que honrou o nome de Francisco, que assumiu como programa de seu pontificado e também desenvolveu três bandeiras que o santo de Assis reuniu em sua pessoa.
BANDEIRAS - A bandeira branca da paz, da reconciliação e do perdão. A bandeira marrom dos pobres porque nunca se afastou da populações excluídas e sofredoras. A verde, da criação simbolizando a natureza junto com a azul da irmã água. Certamente foi o papa que mais impactou na defesa da integralidade e da salvaguarda do meio ambiente. (Leia mais abaixo)
REFORMAS - Como representante da Igreja ele representou uma força renovadora com as reformas a que se propôs na Curia Romana, mas também intrometeu práticas sindicais que dizem respeito à participação, a comunhão e a missão, levando a Igreja a ser uma autêntica assembleia do povo de Deus como comunidade que caminha junta e que decide tudo que lhe pertence de forma comunitária, além de procedimentos na comunicação e também no sentido de curar a chaga do escândalo da pedofilia.
LIDERANÇA MUNDIAL - Ele alcançou também quase unanimidade como liderança moral e espiritual, conseguindo colocar à mesma mesa os presidentes Obama (EUA) e Raul Castro (Cuba), também o mandatário de Israel com a Autoridade Palestina. Também assinou declarações com autoridades da Arábia e o patriarca de Moscou selando princípios para a fraternidade mundial. Na Colômbia, facilitou o acordo entre o presidente Santos e as Forças. A todo momento se dispôs com sua encíclica Fraternitude mostrar o caminho do entendimento, do diálogo e do consenso. (Leia mais abaixo)
ELEIÇÃO DO NOVO PAPA - Na eleição do novo papa esse legado também será critério de escolha. Haverá continuidade, certamente, mas não a mesma porque a dinâmica sempre pode apresentar outros contextos. Mas muitos processos que ficaram em aberto poderão ser concluídos pelo novo papa.
SURPRESA - Sim, poderemos ter surpresas, como na última eleição. Sempre o Espírito Santo nos surpreende. Na verdade não serão apenas os 135 cardeais que vão escolher. Lá eles estarão em comunhão com toda Igreja e também, fundamentalmente, inspirados e dirigidos pelo Espírito Santo, o que significa sempre a possibilidade de que alguém que a gente nem imaginava possa ser eleito. Alguém que a perspectiva do alto deve ser considerada mais necessário que nossas pobres avaliações humanas. Devemos ver que o papa é um mistério sobrenatural que combina sempre a fraqueza humana com a sabedoria e a graça de Deus. (Leia mais abaixo)