Buscar:

Envie textos e fotos: WhatsApp (22) 9 9709-9308

Envie WhatsApp para (22) 9 9709-9308

Bienal terá mesa "Literatura infanto-juvenil: do saber ler ao ser leitor" no dia 21

Evento será às 17h, no auditório Cristina Bastos, no IFF- Centro

08/11/2018 11h41 Foto: PMCG

Compartilhe

A Bienal do Livro de Campos é um momento de grande incentivo à leitura ao público adulto e também ao infantil. Com atenção ao valor da criação de um público leitor para o futuro da cidade, a mesa “Literatura infanto-juvenil: do saber ler ao ser leitor” abordará o assunto no dia 21, às 17h, no auditório Cristina Bastos, no Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Campos Centro. O debate será mediado pela jornalista, atriz e animadora cultural Katiana Rodrigues e contará com a participação do ilustrador e professor da PUC-Rio, Guto Lins; a professora com amplo histórico na gestão de educação na região, Marinea Abud; e a pedagoga, contadora de história e atriz Rosângela Queiroz.


A programação da 10ª Bienal do Livro de Campos foi elaborada por uma comissão da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e do Sesc, visando temas e atrações de relevância à sociedade. De acordo com a 4ª edição de “Retratos da  Leitura no Brasil”, publicado em 2016, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. Desta análise, sobressalta a importância da 10ª Bienal do Livro, que não só apresenta a literatura a muitas crianças como as levará para dentro de uma Universidade Federal. O incentivo à leitura difere da alfabetização, como comenta Rosângela Queiroz.

— O incentivo à leitura pode vir da contação de histórias, da criança ver o professor lendo para elas. Isso difere da alfabetização, que é essencial por ser a base, mas não é garantia na formação de um leitor. O gosto pela leitura tem que vir de forma lúdica. Dou palestras sobre isso para professores e, agora, aprendo libras, para atender e levar a literatura para um público maior, de forma inclusiva — comenta.

Convidado especial — Guto Lins é autor e ilustrador premiado de diversos livros infanto-juvenis. Venceu o Prêmio de Fomento à Cultura 2011, oferecido pelo SESC-Rio, na categoria Literatura Jovem. Tem participado de eventos literários pelo Brasil e exterior e fez parte do Programa de Incentivo à Leitura (PROLER), do Governo Federal. Integra atualmente a Cátedra de Leitura, UNESCO/ PUC-Rio.

Realização — A 10ª Bienal do Livro de Campos tem patrocínio da concessionária Águas do Paraíba e Realiza Construtora, com realização da Prefeitura de Campos e Sesc, e conta também com o apoio do Boulevard Shopping e Instituto Federal Fluminense (IFF). Além de ter como patrono Nilo Peçanha, que foi presidente do Brasil em 1909 e 1910, a Bienal homenageará também Antônio Roberto Fernandes, Félix Carneiro (Felinho) e Lenilson Chaves, que implantou a Bienal do Livro em Campos, em 2000. A realização da feira literária novamente no IFF, como em sua primeira edição, traz uma economia de R$ 1,3 milhão em estrutura para a prefeitura de Campos.

Compartilhe

Leia matéria completa

Anuncie Conosco

(22) 9 9709-9308

E-mail:

VerboTec Desenvolvimento e Tecnologia.