07/08/2016 21h33 | Foto: PMCG

Um grande número de pessoas visitou a 9ª Bienal do Livro de Campos, neste fim de semana. O público se dividiu entre as diversas opções de leitura, à venda nos estandes, e entre as atrações oferecidas nos espaços Café Literário e Espaço Multicultural voltadas para crianças e adultos. Na área externa, a Praça de Alimentação com os Fook Trucks são a atração à parte com lanches e café. A Bienal segue até o dia 14 com entrada gratuita. Este ano, o evento homenageia o escritor campista Waldir Pinto de Carvalho.
Para o poeta e professor Vilmar Rangel, que esteve visitando o evento neste domingo, é muito louvável o esforço da Prefeitura de Campos, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Secretaria de Educação em realizar a Bienal do Livro. Segundo ele, hoje, a Bienal passou a ser um evento de todas as classes. "Mesmo com todas as dificuldades do governo municipal, estadual e federal, os eventos estão, com muito esforço dos movimentos culturais, sendo mantidos. A literatura tem um condão mágico de revelar mundos novos e nos fazer acreditar em sonhos possíveis. E a nossa Bienal ainda tem o valor agregado ao grande homenageado, o saudoso Waldyr de Carvalho, que foi além de escritor, o presidente da Academia Campista de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Campos", disse Vilmar.
Na programação deste final de semana, estavam lançamento de livros, palestras e apresentações de teatro, além de bate-papo com diferentes temas, como os voltados para a preservação do Meio Ambiente. À noite, no Café Literário, tem a mesa Vencendo a Crise com o professor universitário Paulo Clébio e o empresário Joilson Barcelos com mediação do jornalista Carlos Cunha. Em seguida, com o tema Por que o Campista é tão Campista com a professora Silvia Paes, o professor Fernando da Silveira e mediação de Orávio Soares
Bate-papo, lançamento de livro e palestras na Bienal

Com o tema Iluminar-se para Iluminar, a piscóloga Luciane Mina participou neste sábado (06) da 9ª Bienal do Livro de Campos que, este ano, homenageia o escritor campista Waldir Pinto de Carvalho, que faleceu em 2007. A Bienal segue até o dia 14 e a entrada é gratuita. O bate papo aconteceu na Arena Multicultural.
Mais cedo, a programação contou com o lançamento do livro O sonho que sonhamos juntos, de Cininha Maciel e a palestra A morte anunciada do Rio Paraíba do Sul com o professor Marcos Pedlowski e João Siqueira e mediação de Zacarias Albuquerque. A Bienal segue com várias atrações.
Lançamento do livro Helena Tagarela e espetáculo As Feras
O livro Helena Tagarela de Ully Aguiar Knust foi lançado neste sábado (06) na 9ª Bienal do Livro de Campos, que acontece até o dia 14 no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).
A autora autografou a obra na Arena Multicultural junto de Helena, sua filha e personagem do livro, que conta em forma de poema a história de uma menina que falava demais.E o Café Literário virou palco e apresentou neste sábado o espetáculo "As Feras". A peça é uma remontagem do texto de Vinícius de Moraes e fala sobre desemprego, separação e a violência contra a mulher. O elenco é formado por atores vindos do curso livre de teatro e dirigido por Neuzinha da Hora.
BIENAL: O evento conta com Praça de Alimentação com Food Truks e apresentação musical ao final da feira. A entrada é gratuita. Este ano, a bienal homenageia o escritor campista Waldir Pinto de Carvalho, falecido em 2007.