Em sete anos de existência, o GAM, Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de Campos dos Goytacazes, conta com 16 agentes, sendo uma agente feminina.
Segundo o coordenador do GAM, Sávio Tatagiba, a ideia inicial do GAM era atuar somente no combate aos crimes ambientais e proteção ao patrimônio ecológico e ambiental do município, mas com a demanda da população e deficiência nos órgãos responsáveis pela gestão da fauna e flora, surgiu-se a necessidade de atuar no resgate e apreensão de animais silvestres, bem como em atuar na orientação aos munícipes no trato aos animais quanto ao resgate dos mesmos, e à preservação de áreas de floresta coibindo a prática de tráfico de animais. (Leia mais abaixo)
O principal objetivo é orientar a população a não agir na captura de animais silvestres sem o devido apoio e acompanhamento de agentes qualificados.
AÇÕES DO GAM EM 2019:
•RESGATE, APREENSÃO OU RECEBIMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES – 133 •SOLTURA OU ENCAMINHAMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES – 89 •VERIFICAÇÕES AMBIENTAIS – 28 •APOIO A OUTROS ÓRGÃOS – 25 •CAÇA E PESCA ILEGAL – 4 •DESMATAMENTO, QUEIMADAS, POLUIÇÃO DIVERSA E CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO – 2 •EDUCAÇÃO AMBIENTAL – 1
TOTAL – 282
O Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal atende pelo número 153. (Leia mais abaixo)