Em nota divulgada neste sábado(30), a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) afirmou que o governador Luiz Fernando Pezão mentiu sobre a falta de recursos para arcar com os vencimentos do Poder Judiciário. A reação da instituição se deu por causa do bloqueio das contas e confisco de R$ 267,5 milhões para o pagamento dos salários dos profissionais da Justiça.
No comunicado, a associação reforçou ainda que o governo quer "desviar o foco do principal: o fato de ter faltado com a verdade" ao informar que não tem recursos. A Amaerj disse ainda que a nota de Pezão é contraditória, já que afirma, sem provar, "que fundos estaduais teriam sido utilizados para suprir a dotação orçamentária do Poder Judiciário, quando o governador sugeriu, publicamente, a utilização do Fundo Especial do Tribunal de Justiça para pagamento de salários".
Esse foi mais um capítulo da crise econômica estadual. Nesta sexta-feira, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região determinou o sequestro de R$ 1,9 milhão das contas do estado para o vencimento dos médicos contratados pelo Instituto Data Rio (IDR), o qual administra dez Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). (Leia mais abaixo)