Aprovação de Castro turbina Bacellar e faz Paes buscar vice com perfil de centro direita no interior

Pré-candidato a governador, prefeito do Rio flerta com os prefeitos Wladimir e Welberth para vice


  • 19/11/2025, 09h07, Fotomontagem: Campos 24 Horas.

Postado por Fabiano Venancio - À frente das pesquisas de intenção de votos para governador, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), busca se aproximar de prefeitos do interior para reforçar presença fora da órbita da capital e da Região Metropolitana, sua área de maior influência. E agora Paes tem ainda mais necessidade de um candidato a vice de centro direita e do interior, visto que o grupo político do governador Cláudio Castro (PL) ganhou força após a megaoperação com 121 bandidos mortos, o que colocou novamente o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil), como potencial pré-candidato a governador. O Campos 24 Horas traz ao leitor a tendência de alianças, sobretudo as posições dos prefeitos de Campos e Macaé, Wladimir Garotinho (PP) e Welberth Rezende (Cidadania), dentro do jogo eleitoral para a eleição do ano que vem.

Wladimir é um nome cogitado, sobretudo com a pouca movimentação de Washington Reis (MDB) nos bastidores da sucessão, havendo inclusive quem aposte que o ex-prefeito de Duque de Caxias venha concorrer a uma vaga no Senado ou a deputado federal. (Leia mais abaixo)

Wladimir vinha sendo cobiçado como o "vice dos sonhos" de Reis quando este anunciou sua disposição de vir como candidato ao Palácio Guanabara.

Eduardo Paes esteve em Campos em agosto, durante a Exposição Agropecuária, e só não esteve com Wladimir porque o prefeito já tinha compromisso agendado no Noroeste Fluminense. Mas Paes esteve na Pecuária com o deputado federal Caio Vianna (PSD), que tem um aliado seu, Ruy Crispim, no estafe de Wladimir como secretário municipal de Governo. (Leia mais abaixo)

Outro prefeito da região de quem Paes tem se aproximado é Welbert Rezende. Eduardo Paes teve o PT do Rio como aliado nas últimas eleições, mas já tem sinalizado uma aproximação com a direita fluminense, depois de elogiar o pastor Silas Malafaia, um dos expoentes do bolsonarismo no Estado, e se encontrar também com prefeitos de centro direita na Baixada Fluminense.

Na análise de observadores da política fluminense, as relações entre o prefeito carioca e o PT já entrou numa curva de saturação. (Leia mais abaixo)

De acordo com esta mesma leitura, a tendência de Paes pode ser mesmo a busca de um candidato a vice que venha representar o interior, mas com um perfil de centro direita ou mesmo de centro, como Wladimir e o próprio Welbert.

Sobretudo após o crescimento dos índices de aprovação do governador Cláudio Castro (PL), nos últimos dias, no enfrentamento à criminalidade no Rio de Janeiro. (Leia mais abaixo)

Antes da Operação Contenção, no Complexo da Penha, que resultou na morte de 121 suspeitos de pertencerem ao Comando Vermelho, poucos apostavam na candidatura do governador ao Senado.

Agora, a eleição de Castro ao Senado adquiriu força junto ao eleitorado que apoia seus métodos no enfrentamento ao crime organizado nas comunidades. (Leia mais abaixo)

Com o crescimento dos índices de aprovação de seu governo, Castro espera turbinar também a pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil) ao Palácio Guanabara.



fique bem informado