Apresentação da Banda Sinfônica marca 45 anos dos Bombeiros, em Campos

O encontro também serviu para festar o aniversário de 45 anos da unidade em Campos, de comemorar junto à população os 125 anos da banda do CBMERJ




10/12/2021, 15h58, Foto: Divulgação.


Na noite desta quinta-feira (09/12) foi realizada, em Campos, uma apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. O evento foi realizado no Teatro Municipal Trianon e marcou os 35 anos das operações subaquáticas no 5ºGBM. O encontro também serviu para festar o aniversário de 45 anos da unidade em Campos, de comemorar junto à população os 125 anos da banda do CBMERJ. (leia mais abaixo)


O evento contou a presença de bombeiros e suas famílias, além de autoridades civis e militares de Campos e região. O anfitrião da festa, o comandante do 5ºGBM-Campos, tenente coronel Joelson Oliveira, recebeu a presença do comandante do CBA IV-Norte Noroeste, coronel Charbio Guijarro, e do Subchefe Operacional do Estado Maior Geral do CBMERJ, coronel Rafael Camilo, que prestigiou o evento, representando o secretário estadual de Defesa Civil e Comandante Geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.(leia mais abaixo)


Antes da apresentação da banda, algumas homenagens foram prestadas. Os primeiros mergulhadores que atuaram na região receberam uma Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O 5ºGBM também foi agraciado com uma Moção pelos serviços preparados à população nos atendimentos de acidentes de trânsito e incêndios.(leia mais abaixo)


O comandante do 5ºGBM, tenente coronel Joelson Oliveira, dedicou o evento aos militares da ativa e da reserva remunerada que estiveram presentes acompanhados de suas famílias. “Temos diversos militares que marcaram época enquanto estiveram exercendo as funções de bombeiro militar, seja no passado ou na atualidade. A todos, meu muito obrigado por fazer deste grupamento uma referência nos diversos socorros realizados”, disse o comandante.(leia mais abaixo)


Para o coronel Charbio Guijarro, comandante do CBA IV Norte Noroeste, os 45 anos do 5ºGBM é marcado por histórias e socorros prestados a sua área de atuação. “Tive o prazer de servir como oficial comandante de socorro e pude atuar com verdadeiros heróis. Depois de alguns anos fora, retornei para comandar a unidade e pude verificar o comprometimento de todos para com a atividade fim de bombeiro militar. Essa unidade é ímpar no que se refere a atendimento de emergências”, enfatizou.(leia mais abaixo)


A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Maria Auxiliadora Freitas, responsável pela administração do Teatro Trianon, esteve representando o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, destacou a confiança que a população deposita no Corpo de Bombeiros. “São nas situações mais difíceis que recorremos aos bombeiros e eles estão sempre prontos para nos atender. Temos um voto de gratidão a dedicação desses bravos guerreiros”, salientou.(leia mais abaixo)


Finalizando, o coronel Rafael Camilo, representando nosso secretário de estado de Defesa Civil e Comandante Geral, Coronel Leandro Monteiro, disse que é uma honra poder estar presente nessa festa tão bonita. “Comemorar os 35 anos das operações subaquáticas no 5ºGBM, realizada por estes profissionais que atuam nas profundezas, é de grande orgulho. A estes profissionais meus parabéns. Poder também festejar os 45 anos deste grupamento, que tem um importante papel na atuação da corporação, localizado em um ponto estratégico do nosso estado, é motivo de imensa satisfação”, ressaltou o coronel Rafael Camilo.