O corpo do papa Francisco chegou ao seu destino final, na basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde será sepultado neste sábado (26). A cerimônia não será aberta ao público e não terá transmissão ao vivo. (Leia mais abaixo)
O caixão com os restos mortais do pontífice foi levado em cortejo pelas ruas de Roma após a celebração damissa funeral, ou Missa das Exéquias, conduzida na basílica de São Pedro pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais.
No papamóvel, o caixão passou por pontos famosos e simbólicos da capital italiana, como o Coliseu, o Fórum romano e a Igreja Il Gesù, sede da ordem dos jesuítas, da qual Francisco fazia parte. (Leia mais abaixo)
Ao entrar na Santa Maria Maggiore, os carregadores do caixão fizeram uma pausa de alguns minutos em frente a ícone de Maria onde o pontífice costumava orar. Crianças também levaram flores brancas ao altar.
Francisco morreu na segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e de um quadro de insuficiência cardíaca. (Leia mais abaixo)
A celebração no Vaticano marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido.
Cerca de 50 chefes de Estado acompanham a missa, incluindo o presidente Lula. Entre os nomes confirmados também estão o do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o da Argentina, Javier Milei. (Leia mais abaixo)
A primeira etapa da cerimônia consiste no transporte do caixão já fechado para a praça, à frente do altar.
Fonte: g1 (Leia mais abaixo)