
Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), supervisores de bairro e representantes das Superintendências de Limpeza Pública, Postura e das Secretarias de Desenvolvimento Humano e Social e Desenvolvimento Ambiental realizam nesta sexta-feira (25), o segundo mutirão integrado de combate à arboviroses, como: dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Neste dia, as ações estão concentradas nos bairros da Pecuária, São Clemente e nos Parques Dom Bosco e Corrientes. Na próxima quarta-feira (30), o mutirão será realizado no Jardim Carioca e nos Parques Vicente Dias, Santo Antônio e Niterói.
A ação preventiva contra, principalmente o mosquito Aedes aegypti vai percorrer também as localidades e distritos e tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância de manter suas casas e quintais limpos. Já nos primeiros minutos de ação, uma grande quantidade de larvas foi encontrada em algumas residências.
— Minha mulher adora plantas e sempre conversamos sobre a questão dos pratos, para não acumular água. Vamos redobrar os cuidados porque essas doenças são muito perigosas e não podemos nos descuidar — disse o aposentado João Silva. A dona de casa Heloísa Gomes aprovou as orientações dos agentes e disse que vai reforçar o cuidado. "Dentro da minha casa está tudo limpo, não tenho plantas e recolho meu lixo todos os dias. Procuramos manter tudo limpo e quando os agentes do CCZ me visitam nunca acham foco dentro da minha casa", explicou Heloísa.
A costureira Edemilce Barcelos foi parabenizada pelos agentes pela limpeza do terreno. "Graças a Deus nunca tive dengue e nem chikungunya, mas minha filha que mora no Rio está com suspeita de chikungunya. Procuro manter meu quintal limpo, não tenho muitas plantas nem animais de estimação. Converso muito com os vizinhos também para conscientizá-los porque não adianta só eu fazer a minha parte. Todos devem manter seus quintais limpos", disse Edemilce.
A diretora da Vigilância em Saúde, Andreya Moreira, enfatiza que “os mutirões são ações de extrema importância para conscientizar as pessoas que com apenas 10 minutos, por semana, revisando seus quintais e residências a prevenção adequada estará sendo feita”. Na última semana, as equipes realizaram o serviço em seis bairros: Turfe, Matadouro, Riachuelo, Fazendinha, Fazenda Grande e Salo Brand.