O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Campos (CIEVS/Campos) foi um dos 127 Centros do país a receber a visita de representantes do CIEVS Nacional e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O encontro aconteceu na sede do CIEVS/Campos, que funciona no Centro de Saúde, prédio anexo ao da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a responsável técnica pelo CIEVS/Campos, médica infectologista Andreya Moreira, a visita teve por objetivo o aprimoramento das ações, assim como o aperfeiçoamento de instrumentos de monitoramento e avaliação da estrutura institucional no enfrentamento das emergências epidemiológicas. “Além de trocarmos experiência, divulgamos o trabalho realizado em parceria com a Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde da secretaria”, disse. (Leia mais abaixo)
O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury, considerou o encontro produtivo. “Foi uma visita de rotina para o aperfeiçoamento do CIEVS municipal, cuja implantação ocorreu no final do ano passado”, afirmou ele, ressaltando que o CIEVS/Campos teve destaque nacional com a chegada da variante Delta ao país.
“O Centro mostrou um trabalho de qualidade, sendo o primeiro a acompanhar três casos confirmados no município por meio de amostras biológicas dos pacientes. Demos uma resposta rápida ao Ministério da Saúde”, ressaltou Charbell.
Andreya Moreira explicou que o CIEVS visa captar as notificações de eventos que possam se configurar em uma emergência de saúde pública para, a partir daí, traçar ações de combate e prevenção de forma mais rápida. “Não atuamos apenas em casos de surtos ou epidemias, mas em todo evento capaz de constituir ameaça à saúde pública, como doenças de notificação compulsória imediata, agravos decorrentes de desastres ou acidentes de qualquer natureza”, afirmou a médica.
O CIEVS/Campos é ligado também ao CIEVS Estadual. Além de Campos, os municípios contemplados com o Centro são a cidade do Rio, Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Niterói e São Gonçalo.