27/09/2015 10h - Foto: Campos 24 Horas
Por: Andressa Amaral
Neuropsicopedagoga
Quanto mais dinâmica se torna a vida em sociedade, mais comprometida tem se apresentado a qualidade e a regularidade do sono nos indivíduos. O grande problema é que o processo cíclico do sono é de tamanha importância para uma vida diária de qualidade, principalmente no que tange aos processos de aprendizagem.
Cada vez mais, as famílias diminuem suas permanências em casa, em atividades conjuntas face à dinâmica da vida moderna. Com isso, o contato das famílias com os filhos, fica cada dia mais restrito ao período noturno, pois é muito comum que estas culminâncias de horários, onde todos podem estar juntos, aconteçam somente no final do dia.
Com isso, principalmente com crianças, os pais, na busca de compensarem esta ausência diurna, quando chegam à casa, tentam amenizar esta ausência brincando com as crianças, por vezes em atividades mais ativas, como correr, jogar bola, ou até mesmo em outras circunstâncias o que acaba por vezes, fazendo com que o momento de sono desta criança não inicie antes das
23 horas, hábitos que tem se tornado cada vez mais rotineiro.
O grande problema inerente a esta questão é que o sono é um momento da rotina humana de extrema importância para o desenvolvimento da aprendizagem e como tal, este precisa ser de qualidade, vez que sua ineficácia afeta as funções executivas do cérebro tais como: memória, concentração e atenção. Ou seja, crianças que não tem um sono de qualidade tendem a apresentar comprometimentos em seus processos de aprendizagem e ainda manifestarem circunstâncias comportamentais de
hiperatividade motora e aspectos de ansiedade.
Muitas vezes, principalmente em idade escolar, os pais recebem queixas da escola em cujos relatos aparecem a dificuldade de
concentração da criança, inabilidade em manter o foco e permanecer quieto, características ansiosas e consequentemente dificuldades na aprendizagem. E, por muitas vezes, estes pais são levados a um diagnóstico imediato de TDAH, o que não necessariamente é o que ocorre. Existem inúmeros casos de crianças que apresentam características de TDAH, quando na verdade não aprendem, não se concentram por questões relativas a sonos irregulares.
Dentre inúmeros fatores que atrapalham o sono regular, existem alguns que são de extrema importância e ocorrem rotineiramente sem que percebamos, tais como:
- Tempo de sono insuficiente – existem inúmeras crianças que dormem muito tarde, não conseguem completar seu ciclo mínimo de sono, acordam cedo, e vão, de fato, despertar na escola, apresentando características de agitação motora, irritabilidade e problemas comportamentais.
- Atividades com dinâmicas motoras perto do horário da criança dormir aceleram o processo metabólico e dificultam o estado
de relaxamento necessário para que a criança consiga adormecer.
- Alimentos com características energéticas em horários próximos ao momento de sono, também podem afetar a dinâmica do sono.
- Ambientes agitados influenciam negativamente o sono.
Além destes, inúmeros hábitos e fatores influenciam para uma noite de sono agitada ou tranquila. O ser humano precisa em média de 8 a 10 horas de sono para que consiga estruturas os processos biológicos do organismo. Desta forma, uma criança em fase de aprendizagem que não dispõe de um sono de qualidade, em ambiente propício, com tempo mínimo necessário, tem grandes possibilidades de apresentar comprometimento em seu foco atencional e em seu comportamento como um todo. Por isso saliento da importância de psicoeducação acerca de hábitos que possam regular tais atividades e consequentemente garantir a esta criança, principalmente, condições para que desenvolve seu processo cognitivo de forma regular.
Aguardo sugestões, perguntas e dúvidas. É sempre um prazer responder a todos os leitores. Email para: neuropsiandressaamaral@gmail.com.
Outros contatos: (22) 9 99653190 / 9 98861239 / 30520960
Consultório: Prédio do Medical Center, Rua 13 de Maio, Centro, Sala 805.