
A Copa do Mundo acabou para o Brasil, mas deu o apito inicial para as movimentações de uma seleção diferente, mas que desperta discussões tão apaixonadas quanto as do futebol: a das eleições de outubro.
Com a desclassificação do Brasil, a pauta das eleições tende a ganhar ritmo de jogo, nessa fase da pré-campanha, com a definição dos times que vão disputar a busca do título, seja ele de deputado federal, estadual, senador, governador e presidente da República.
Em Campos, há pré-candidaturas postas para deputado federal: de um lado, a candidatura que tem força eleitoral da situação, de outro as alinhadas à oposição e um terceiro, da linha independente.
FORÇA ELEITORAL DE TRÊS DAS POSSÍVEIS CANDIDATURAS: Marcão Gomes, Vladimir Garotinho e Marcelo Mérida:
Ainda não se pode enxergar de forma clara o quadro eleitoral de Campos, já que ainda não houve divulgação de pesquisas, que ainda são a melhor forma de avaliar a preferência do eleitor. Mas, para uma avaliação preliminar da força eleitoral dos três pré-candidatos que despontam no município, é preciso levar em conta alguns fatores, que são expostos a seguir:
MARCÃO GOMES (PR) - Representando o grupo da situação, o presidente da Câmara é pré-candidato a deputado federal com apoio de lideranças políticas expressivas, sobretudo de pré-candidatos a deputado estadual como o ex-deputado Gil Vianna, o pastor Éber Silva e o pré-candidato Abu, a maioria dos vereadores e suplentes. Além de bom trânsito no governo, Marcão tem boa aceitação em setores independentes. Há informações de que ele realiza costura para alianças regionais. Marcão também terá a missão de defender as ações do governo municipal.
WLADIMIR GAROTINHO (PRP) - Com a bandeira da oposição, ele explora o legado político deixado pelos pais, os ex-governadores e ex-prefeitos de Campos, Rosinha e Anthony Garotinho. Desenhar a sua estratégia não é difícil. Wladimir deverá tentar tirar proveito de uma candidatura de oposição, enfatizando durante a campanha que o atual governo não conseguiu dar as respostas que a população esperava.
MARCELO MÉRIDA (PSD) - Uma terceira força, o lojista e presidente licenciado da Federação de CDLs do Estado, tem origem nos segmentos produtivos. Ele afirma que vai discutir projetos para geração de empregos, redução de impostos e de juros, e oferta maior de crédito para quem quer empreender ou se especializar no mercado de trabalho.
Como a corrida eleitoral é dinâmica, há outras pré-candidaturas colocadas em Campos e região e os percentuais evoluem com o andamento da campanha que se iniciará em agosto. É aguardar e conferir.