Entre os meses de abril de 2023 e fevereiro de 2024, em uma amostra de 104,3 milhões de transações financeiras, 3% eram tentativas de golpes utilizando Registro Geral (RG) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsos (3.284.176). Isso corresponde a uma tentativa de fraude a cada sete minutos.(Leia mais abaixo)
Os crimes envolvem duas modalidades: adulteração de documentos verdadeiros, com sobreposição de foto de forma manual ou usando inteligência artificial (IA), para se aproximar da imagem real, e montagem de documentos falsos, já com a foto do golpista, mas com informações verídicas de alguma vítima (nome, CPF, data de nascimento, filiação etc).(Leia mais abaixo)
Considerando os segmentos mais afetados pelas tentativas de fraude, “Meios de Pagamento” (49,0%) e “Bancos e Cartões” (27,32%) foram os mais visados. Os dados constam do estudo inédito da Serasa Experian.(Leia mais abaixo)
Segundo dados do Instituto Locomotiva, 3% da população brasileira não têm contas em banco, por isso essas pessoas são denominadas “desbancarizadas”.(Leia mais abaixo)
De acordo com o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, “outra constatação do estudo foi que essas são as vítimas principais dos criminosos":(Leia mais abaixo)
— O que explica é que, geralmente, são pessoas sem registros financeiros, com uma menor utilização de suas informações pessoais e biometria facial, garantindo menos incidência nas tecnologias de segurança.(Leia mais abaixo)
Segundo a pesquisa, o RG é o documento mais fraudável do país — como cada estado tem o seu, há desafios para o segmento antifraude.(Leia mais abaixo)
Segundo Rocha, a implementação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), poderá contribuir para mitigar as fraudes de documentos, pois espera-se que as tecnologias de análise se tornem capazes de identificar marcações fraudulentas com maior precisão.(Leia mais abaixo)
Isso se deve ao fato de que a CIN terá características comuns e padronizadas em nível nacional, facilitando a identificação e a verificação de autenticidade.(Leia mais abaixo)
Do lado dos consumidores, além de escolher empresas que adotam camadas de proteção eficazes, algumas medidas são importantes, como:(Leia mais abaixo)
Antes de fornecer qualquer informação, verificar a necessidade e a confiabilidade da solicitação e não compartilhar documentos de forma arbitrária.
Fonte: Extra