5º GBM celebra o Dia do Bombeiro Militar; vídeos

Devido a pandemia do novo coronavírus, as ações foram reduzidas




02/07/2020, 14h04, Foto: Reprodução.

VEJA VÍDEOS AO FINAL DAS INFORMAÇÕES - O dia 2 de julho foi instituído como o Dia do Bombeiro, por ter sido nesta data o início das atividades da então corporação criada pelo Imperador D. Pedro II, denominada Corpo de Bombeiros Provisório da Corte, em 1856, para atuar no combate às chamas que debelavam as edificações que existiam nas cidades do Estado do Rio de Janeiro, berço do império no Brasil. (leia mais abaixo)


Desde lá, quando eram utilizadas viaturas de tração animal e bombas a vapor, hoje o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, o mais antigo do país, vem desenvolvendo suas atividades de buscas e salvamento diversos, combate a incêndios, atendimentos pré-hospitalar, acidentes automobilísticos e remoção de cadáveres, além das ações de assistência social e defesa civil, utilizando-se de veículos modernos e equipamentos de última geração.


No entanto, a atuação do Bombeiro Militar vai muito mais além do que lhe compete. Com o lema de Vida Alheia e Riquezas Salvas, Bombeiros e Bombeiras se deparam com situação das mais adversas possíveis onde precisam intervir de alguma maneira a fim de minimizar o sofrimento e o dano causado onde vidas estão em situação de risco ou emergência.


Conhecidos como os "soldados do fogo", os bombeiros arriscam a própria vida pela vida do próximo e para bem servir a sociedade. Queridos e respeitados no mundo inteiro, os bombeiros têm a função de salvar em todos os casos de emergência e catástrofes, coletivas ou individuais, na presença ou não de fogo, como em enchentes, atropelamentos e outras situações de risco.


Em Campos, a data foi marcada por ações realizadas no 5ºGBM - Grupamento de Bombeiros Militar. Devido a pandemia do novo coronavírus, as ações foram reduzidas e somente a Alvorada Festiva e um café da manhã com os militares de serviço puderam ser realizadas.


A Alvorada Festiva contou com o comboio formado pelas viaturas de socorro do Grupamento, percorrendo pelas principais ruas da cidade com a sirene ligada convocando a população para comemorar o dia 2 de julho junto a corporação.


Logo em seguida, foi servido um café da manhã especial para todos os militares que estavam em serviço, seguindo todas orientações das organizações de saúde quanto aos cuidados de prevenção contra o novo coronavírus.